Segurança

Regimento de Sapadores Bombeiros reforçado com 82 operacionais

Após um ano de formação na Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB), 82 elementos juraram compromisso de honra para com os cidadãos e a cidade de Lisboa.


“Juro, por minha honra, cumprir com dedicação e lealdade, todas as missões que me forem confiadas, ainda que com risco da própria vida”, afirmaram os novos bombeiros: 81 homens e uma mulher. No juramento, a 27 de novembro, no Quartel da 3ª Companhia, em Alvalade, os novos operacionais – “aptos a prestar socorro, proteger vidas e garantir a segurança na cidade de Lisboa” – receberam as boinas e insígnias.

Numa cerimónia carregada de simbolismo, receberam ainda, dos bombeiros formadores da Escola do RSB, o machado que assinala a passagem do testemunho.

A formação teve início em setembro de 2022, numa primeira fase na Escola do RSB, passando depois para uma fase prática, com a integração nas companhias operacionais.

Ângelo Pereira, vereador da Câmara Municipal de Lisboa, destacou a importância deste compromisso: “mais um capítulo significativo na história do RSB. Testemunhamos o compromisso e a dedicação daqueles que escolheram assumir a nobre missão de serem bombeiros (…). É uma missão que exige coragem, sacrifício e dedicação”.

O RSB é o corpo de bombeiros profissionais da Câmara Municipal de Lisboa. Tem 11 quartéis na cidade, com avançados meios e equipamentos que lhe permite responder a cerca de 20 mil pedidos anuais.