República portuguesa celebrou 115 anos
Este ano sem discursos, em virtude da campanha para as eleições autárquicas, as cerimónias do 5 de Outubro limitaram-se ao içar da bandeira e ao hino nacional na varanda do Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Limitadas a convidados institucionais e ao executivo municipal, a data foi comemorada com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, Luís Montenegro, dos presidentes da Assembleia da República e da Câmara Municipal de Lisboa, José Pedro Aguiar-Branco e Carlos Moedas, e Rosário Farmhouse, presidente da Assembleia Municipal.
Neste vídeo pode ver a Proclamação da República em 1910, numa reconstituição a partir de fotografias da época, com recurso à Inteligência Artificial, produzido pela Câmara Municipal de Lisboa.
O primeiro município verdadeiramente Republicano
Em 1908, houve um momento crucial que abriu caminho para a “vitória da República”. Nesse ano, houve uma grande mobilização republicana para as eleições municipais de então, conta-nos Paulo Almeida Fernandes, da CML.
Para os republicanos, acrescenta, a implantação da República “só poderia ser feita com o apoio do poder dos municípios”. Lisboa “tornou-se, em novembro de 1908, o primeiro município verdadeiramente Republicano”, o que dará origem ao 5 de Outubro de 1910.