Mobilidade
Urbanismo

Requalificação da Av. Santos Dumont inclui via partilhada entre carros e bicicletas

A proposta de requalificação da Avenida Santos Dumont, nas Avenidas Novas, foi apresentada em sessão pública, a 22 de julho. Investimento municipal é de 1,3 milhões de euros e as obras deverão começar já em agosto e ficar concluídas em fevereiro de 2025.


A primeira fase da obra, que integra o programa “Há vida no meu bairro”, pretende aplicar o conceito da “cidade dos 15 minutos em Lisboa”, promovendo as deslocações pedonais, e disponibilizando “funções urbanas essenciais à distância de uma caminhada: Comércio, Espaços verdes, Ensino, Desporto, Cultura, Saúde e apoio social”.

Das ações previstas para esta fase, destacam-se: 480 metros de rede ciclável, três passadeiras sobrelevadas, 29 árvores e perto de dois mil arbustos, além da requalificação da iluminação com 33 candeeiros LED e novo mobiliário urbano.

No trânsito, será criada uma via partilhada entre veículos motorizados e bicicletas, com velocidade máxima de 30 km/h, e mais 18 lugares de estacionamento para carros, e bolsas para motas e bicicletas.

O investimento nesta primeira fase será de 1 304 504 euros, afirmou Paulo Diogo, diretor municipal do Urbanismo, e as obras deverão ficar concluídas em fevereiro de 2025.