Cidadania
Município

Reunião pública descentralizada ouve moradores de Arroios e Penha de França

Na quarta reunião pública descentralizada deste ano, o executivo municipal deslocou-se à Escola Secundária de Camões, em Arroios, para ouvir os vinte munícipes das duas freguesias sobre assuntos locais de interesse coletivo e/ou público.


Antes do período de audição dos munícipes, Carlos Moedas lembrou duas pessoas recentemente falecidas e ligadas ao movimento associativo das duas freguesias, como “exemplos de cidadania”:  Luis Castro, antigo presidente da Associação Vizinhos de Arroios, e Sandra Campos, antiga presidente da Associação Vizinhos de São João.

800 910 211. O número de telefone é gratuito e pode ser usado, por exemplo, para pedidos de recolha de monstros, ou resíduos volumosos. A recolha é “quase imediata”, salientou Carlos Moedas, apelando ao seu uso, em resposta a uma questão sobre o serviço de recolha destes resíduos, e o seu abandono frequente no espaço público.

A Higiene Urbana foi, aliás, um dos temas mais focados nesta reunião, e foi assumido, por parte do diretor municipal da Higiene Urbana, um compromisso para reforço da campanha de substituição dos contentores e dos dias de recolha em alguns locais, nomeadamente na Calçada das Lajes.

Também o ruído noturno foi alvo de uma intervenção, por parte do representante da “Vizinhos de Arroios - Associação de Moradores”, que deixou um conjunto de sugestões no âmbito da alteração ao regulamento de horários dos estabelecimentos, para mitigar o impacto do ruído causado pelos bares. A maioria das sugestões foi acolhida, revelou Diogo Moura, e já integram a proposta sujeita a consulta pública.

Até ao final do ano, de acordo com o vereador do Ambiente, a câmara irá concluir uma intervenção de melhoria da mobilidade pedonal, já em curso, nas ruas Dona Estefânia e Escola de Medicina Veterinária, que inclui melhoramentos nos passeios e alteração do formato das caldeiras das árvores, que passam a ser retangulares, permitindo aumentar o espaço disponível nos passeios. Em Arroios, acrescentou Ângelo Pereira, foram já plantadas 37 árvores de alinhamento, de um total de 60 que serão plantadas ainda este ano, 

As obras reivindicadas, por uma encarregada de educação, para a Escola Luísa de Gusmão, estão já identificadas pela autarquia, garantiu a vereadora da Manutenção e Obras Municipais. Apesar de intervenções pontuais urgentes já realizadas, a escola, afirmou Filipa Roseta, exige uma reparação profunda que deverá ser paga pelo governo, na sequência da transferência de competências para o município.

Aos munícipes presentes na Escola Secundária de Camões, incluindo representantes do movimento associativo, a câmara deixou o compromisso de acompanhamento das questões apontadas, sobretudo relacionadas com higiene urbana, iluminação pública, passadeiras, estacionamento, mobilidade pedonal, proteção civil e espaços verdes.

No final, de acordo com o modelo das reuniões descentralizadas, as presidente das juntas de freguesia de Arroios, Madalena Natividade, e da Penha de França, Sofia Oliveira Dias, e os vereadores das diversas forças políticas, abordaram as questões colocadas pelo público.

Assista ao vídeo integral da reunião.