Segurança

Sapadores Bombeiros de Lisboa assinalam Dia da Unidade

O Regimento de Sapadores Bombeiros completou 627 anos. Nas cerimónias do Dia da Unidade, a 19 de maio, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, anunciou para breve a contratação de 80 novos elementos, que vão integrar a maior e mais antiga corporação de bombeiros do país.


“A minha honra é o vosso longo historial de serviço”, de “abnegação em prol da cidade”, por parte de “homens e mulheres que são exemplos de vida”. “Todos são exemplos de coragem”, assinalou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, na cerimónia que marca o regresso das comemorações à Praça do Município.

Lisboa é conhecida pela segurança, garantida também pelos bombeiros, disse o autarca. A câmara tem “perfeita noção da importância dos bombeiros para a cidade” e, por isso, em fevereiro “lançámos a obra do futuro quartel de comando e formação do RSB, em Chelas”. Mas, acrescentou, “estamos conscientes da necessidade de construção de novos quartéis e vamos fazê-lo”, bem como profundas obras de requalificação nos atuais quartéis.

“Nas próximas semanas vamos contratar 80 novos efetivos para o regimento”, revelou Carlos Moedas, um número que corresponde a quase 10% da corporação. A câmara, afirmou, vai igualmente reforçar as qualificações dos elementos e as condições para o exercício das suas funções.

Depois de dois anos, em que as medidas de segurança impostas pela pandemia Covid-19 impossibilitaram o habitual formato, as comemorações do Dia da Unidade do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, comandado por Tiago Lopes, voltam à Praça do Município. A cerimónia, presidida por Carlos Moedas, contou com a presença de Patrícia Gaspar, secretária de estado da proteção civil, e de Ângelo Pereira, vereador da Proteção Civil e Socorro.

Vídeo da cerimónia disponível nesta página