Segurança

Sapadores Bombeiros de Lisboa completam 628 anos de história

Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB) vai recrutar 60 elementos, e beneficiar de um investimento de cinco cinco milhões de euros, este ano, em equipamento, veículos e recursos. As medidas foram anunciadas por Carlos Moedas, nas cerimónias no Dia da Unidade, em Belém.


Na cerimónia, frente ao Mosteiro dos Jerónimos, que assinalou 628 anos de história da corporação, foram distinguidos com a Medalha Municipal de Bons Serviços 15 operacionais do RSB, que integraram uma missão de busca e salvamento após o sismo na Turquia.

Comandados por Tiago Lopes, que completa 10 anos à frente do regimento, os sapadores de Lisboa receberam o reconhecimento do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que vincou a sua coragem e sacrifício, como valores permanentes. "Ser bombeiro sapador é uma missão e não só uma profissão", acentuou. "Depois de séculos, continuam a ser uma escola de valores".

A nova escola do Regimento, em Marvila, é, assim, "uma prioridade política", afirmou o autarca, acrescentando que irá ser requalificado o quartel de Benfica.

"Mais bombeiros, significa mais segurança" e, por isso, revelou Carlos Moedas, "vamos recrutar 60 novos elementos para o Regimento". Ainda este ano, para dar resposta às exigências de segurança da Jornada Mundial da Juventude, o município vai investir 5 milhões de euros "em mais equipamento, mais veículos, e mais recursos" no RSB, concluiu.

A cerimónia, que terminou com um desfile de operacionais e veículos, teve a presença da presidente da Assembleia Municipal, Rosário Farmhouse; do vice-presidente da CML, Filipe Anacoreta Correia; do vereador da Proteção Civil e Socorro, Ângelo Pereira; do Contra-Almirante Aníbal Ramos Borges, do Estado-Maior-General das Forças Armadas; e do presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Ribeiro Rosa.