Segurança

Sapadores Bombeiros regressam da missão de socorro na Turquia

Os quinze operacionais do Regimento de Sapadores Bombeiros (RSB), chegaram a Lisboa na tarde de 18 de fevereiro, depois de 10 dias na Turquia, em operações de busca e salvamento, após o sismo que atingiu o país.


Constituída por 52 operacionais: Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana e Instituto Nacional de Emergência Médica – e seis cães, a equipa portuguesa foi mobilizada a 8 de fevereiro, para operações de socorro, busca e salvamento, em Antaquia, em resposta ao pedido de assistência internacional das autoridades turcas.

Do RSB, seguiram então 15 sapadores bombeiros com diferentes especializações, entre as quais busca e salvamento em estruturas colapsadas.

Para os operacionais, o momento mais importante da intervenção terá sido o resgate de Baran, uma criança de dez anos, e um cão.

Ângelo Pereira, vereador da Proteção Civil e Socorro, recebeu os Sapadores Bombeiros no Aeródromo de Trânsito nº 1, no Figo Maduro, a quem deu os parabéns “pela coragem e bravura com que enfrentaram esta missão e integraram a Força Operacional Conjunta a representar Portugal".