Economia
Segurança

Selo de “Cidade Autêntica” entregue a Lisboa

Lisboa é a sétima cidade a ser certificada globalmente como “Autenticidade” e a primeira em Portugal, passando a integrar uma rede europeia de cidades empenhadas na luta anti contrafação.


O selo foi entregue a 26 de outubro, durante a assinatura de um memorando de entendimento entre a Câmara de Lisboa e o Ministério da Justiça, no âmbito do projeto “Autenticidades”. A iniciativa visa reforçar a luta anti contrafação, ao nível local, através de uma rede europeia.

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, considerou a contrafação como “o maior inimigo da inovação”, que “cria desemprego”, apesar de ainda ser considerado pelas pessoas como um “pequeno crime.”

No âmbito do combate a este tipo de crimes, a Câmara de Lisboa irá desenvolver campanhas públicas de informação, atividades educativas no universo escolar, bem como ações de formação junto da Polícia Municipal.

O Projeto “Autenticidades” – promovido pelo Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia – tem como objetivo alertar para o valor da Propriedade Industrial, e os efeitos adversos da contrafação (prejuízos sofridos pelos decisores políticos locais, pelas empresas, pelos consumidores) e a necessidade de proceder ao seu combate.