Sensibilização para riscos junta centenas de pessoas em Lisboa
Centenas de pessoas participaram na ação, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa, no Centro Comercial Colombo, em Benfica, com a participação dos agentes de Proteção Civil da cidade.
Construir um kit de emergência, conhecer as medidas de autoproteção, localizar os Pontos de Emergência perto do local de residência ou do trabalho, aprender suporte básico de vida e primeiros socorros, foram algumas das ações partilhadas durante o dia.
Lisboa ”encontra-se exposta a vários riscos, como sismos, tsunamis, inundações, incêndios, entre outros. É essencial que a população disponha de toda informação e esteja sensibilizada para a adoção de medidas de autoproteção, o que permitirá à cidade responder de forma mais eficaz a situações de emergência com que poderá vir a ser confrontada no futuro", sublinhou Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, durante o exercício.
“Somos todos agentes de proteção civil: avós, pais, filhos. Todos temos o direito à informação e o dever de saber atuar em caso de catástrofe", realçou por seu lado o vereador da Proteção Civil, Rui Cordeiro.
As ações de sensibilização promovidas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa (SMPC) são essenciais para garantir que os lisboetas estão preparados e prontos para qualquer eventualidade.”
A Câmara Municipal de Lisboa, através do SMPC, está empenhada em fortalecer a resistência da cidade, apostando na formação e na consciencialização da comunidade para uma resposta mais eficaz a emergências.
O orçamento municipal de 2025 reforçou as verbas na área de segurança em 57%, com uma aposta no policiamento comunitário, no policiamento das zonas de diversão noturna, e o investimento nos quartéis de bombeiros da cidade.