Economia
Inovação

SOL Mobility aposta em soluções inovadoras de mobilidade em Lisboa

Câmara de Lisboa e Beta-i lançam programa para soluções inovadoras de mobilidade, em colaboração com empresas e startups. Candidaturas abrem em outubro.


Integrado na plataforma Smart Open Lisboa (SOL), a Câmara Municipal de Lisboa lança o SOL Mobility, programa de inovação colaborativa dinamizado pela consultora Beta-i e dedicado à promoção da mobilidade urbana sustentável. Este programa, alinhado com a meta da CML de tornar a capital neutra em carbono até 2030, pretende criar soluções inovadoras através da colaboração entre empresas portuguesas e startups de todo o mundo, para acelerar a transição energética em Lisboa.

A mobilidade urbana é um dos desafios mais prementes das cidades modernas, com 43% das emissões de CO2 da capital provenientes do setor de mobilidade e transportes, segundo dados do Plano de Ação Climática Lisboa 2030. Desta forma, este projeto irá focar-se nos setores económicos de operadores de transportes coletivos, operadores logísticos, retalho, transportes privados, tecnologia, desporto e lazer, e procurar soluções inovadoras que contribuam para uma melhoria na mobilidade e na qualidade de vida na cidade.

Como refere o vereador da Economia e Inovação da CML, Diogo Moura, “a inovação colaborativa em matéria de mobilidade é, para usar uma imagem de cidade, uma espécie de encontro de pessoas que se cruzam no caminho e decidem percorrê-lo juntas, conversando e partilhando experiências. Neste caso, trata-se de um encontro sinergético entre empresas, onde as partilhas são orientadas para encontrar soluções virtuosas. Volto à imagem de cidade: é dos encontros e das partilhas feitos nas cidades que o conhecimento teve sempre o seu maior avanço; e é para isso que pretendemos contribuir com o SOL Mobility

“Esta iniciativa demonstra o compromisso da Beta-i e da Câmara de Lisboa em promover a inovação colaborativa como uma ferramenta essencial para enfrentar os desafios da mobilidade urbana da nossa capital. Ao unir forças, estamos a trabalhar para encontrar soluções que não apenas abordem os desafios críticos que a nossa cidade enfrenta como também moldem um futuro onde Lisboa se destaque como um exemplo de sustentabilidade”, afirma Diogo Teixeira, CEO da Beta-i.

Após a definição dos desafios, as startups e pequenas e médias empresas de todo o mundo com tecnologias inovadoras para mobilidade poderão candidatar-se ao programa, de forma a desenvolver projetos pilotos e ter apoio na validação das soluções desenvolvidas. Adene, Brisa, Carris, grupo Luís Simões, grupo Super Bock, EDP e Galp são para já os parceiros do programa e que trabalharão em colaboração com as startups.