Cultura

Teatro Variedades restaurado e cedido para espetáculos

Situado no Parque Mayer, o teatro recentemente reabilitado foi classificado como “espaço de natureza cultural e recreativa”. Em reunião de câmara de 20 de março, foi aprovada a cedência à Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural-EGEAC, para apresentação de uma programação diferenciada relativamente aos restantes equipamentos municipais.


De acordo com a proposta hoje aprovada, o Teatro Variedades permitirá alargar e diversificar o espectro de criadores e profissionais da cultura com os quais a cidade trabalha assentando exclusivamente na lógica do acolhimento de espetáculos profissionais ou promovidos por entidades profissionais do setor cultural, em resposta “à necessidade crescente de espaços onde os artistas e agentes culturais possam apresentar as suas produções”.

O Teatro Variedades, acrescenta o documento, irá oferecer as condições técnicas (material técnico e recursos humanos), de abertura de sala e de divulgação, respeitando “princípios básicos” como a diversidade, equidade e igualdade de oportunidades de acesso.

A reabilitação, da autoria do Arquiteto Manuel Aires Mateus, permitiu restaurar este icónico edifício da cidade, mantendo os principais elementos que o caracterizam: o pórtico, o foyer, o auditório e o palco.

Inaugurado a 8 julho de 1927, terá sido o segundo edifício teatral criado no Parque Mayer, depois do Teatro Maria Vitória.