Cultura

Tradição do Presépio de Natal celebrada no Município

A exposição de Presépios de Natal reúne este ano 30 peças, de 15 países, do século XVIII até à atualidade. A mostra, inaugurada a 2 de dezembro e patente até 6 de janeiro, no átrio dos Paços do Concelho de Lisboa, na Praça do Município, evidencia a riqueza cultural e artística do Presépio.


São Francisco de Assis representou o primeiro presépio em 1223, para que todos entendessem a história do nascimento do Menino Jesus. A tradição foi-se espalhando por todo o mundo e tornou-se hábito fazer o presépio em cada casa na época do Natal.

Cumprindo esta tradição, foi inaugurada a exposição do presépio da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e uma coleção de 30 presépios de 15 países, do séc. XVIII aos dias de hoje, com a bênção do Cardeal-Patriarca de Lisboa, Rui Valério.

Na inauguração, Carlos Moedas, presidente da CML, salientou o que o presépio representa “uma ideia de simplicidade, de encontro e de acolhimento”, deixando um convite aos lisboetas para visitarem a exposição.

A exposição, patente nos Paços do Concelho, convida a uma viagem pelo tempo, e pelas diferentes formas como o presépio tem sido interpretado ao longo dos séculos.