“Turim” reabre e há mais um Teatro em cada Bairro
O espaço, que marcou diferentes gerações, reabre agora como cine-teatro, completamente renovado, com uma oferta cultural variada: teatro, dança, música, cinema, artes performativas, entre outras iniciativas. Além de um espaço artístico de experimentação, terá uma vertente de apoio aos artistas e agentes culturais, a novos talentos, bem como às coletividades e associações locais.
Na cerimónia de reabertura – com a presença dos presidentes da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques –, foi inaugurada a exposição “Lugar de Memória com Futuro”, que reúne um conjunto de materiais de arquivo, como recortes, fotografias e outros documentos, que retratam a atividade do Turim, ao longo de 40 anos, enquanto espaço de cultura e de lazer.
Às centenas de pessoas que marcaram presença na reabertura de um espaço emblemático, frente à Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Carlos Moedas salientou que "A cultura não é um nicho, a cultura é tudo para a cidade, e esse compromisso com a cultura é importante para que (...) tenham salas onde possam sonhar".
“Um Teatro em cada Bairro”
O programa, da Câmara Municipal de Lisboa, tem como missão criar uma rede de centros culturais de proximidade com diferentes características e dimensões, que permitam uma oferta diversificada de propostas culturais, construída com o envolvimento e a participação das comunidades e dos agentes locais.
A integração do Turim, no programa, resulta da Proposta n.º 241/2023 aprovada na reunião de câmara de 18 de maio deste ano.
Depois da abertura do Avenidas, nas Avenidas Novas, e do Quinta Alegre, no Lumiar, pretende-se que o Cine-teatro Turim, em Benfica, agora renovado, seja usufruído por todos e que possa contribuir para a dinamização e revitalização da zona norte da cidade.