Um dia sem tecnologia nas escolas assinala Dia Internacional da Educação
Para assinalar a data – este ano subordinada ao tema “Inteligência Artificial na Educação: preservar a agilidade humana no mundo tecnológico” –, 121 escolas de Lisboa, sobretudo dos 1º e 2º ciclos, foram convidadas a refletir sobre o papel fundamental da Educação na preparação das pessoas e comunidades para enfrentarem os desafios tecnológicos.
No âmbito da programação, organizada pela área da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, dia 29 de janeiro será realizada uma sessão sobre "Saúde psicológica e bem-estar nas escolas", com a participação de Marta Marques, Diretora de Inovação e Desenvolvimento no Relational Lab, da Universidade de Lisboa. O encontro com os professores visa aprofundar o entendimento sobre o desafio da tecnologia no ambiente escolar, refletindo sobre o papel das escolas na promoção do bem-estar emocional e do sucesso educativo.
Sobre esta data, a Organização das Nações Unidas afirma: “À medida que os sistemas informáticos e baseados em Inteligência Artificial se tornam mais sofisticados, as fronteiras entre a intenção humana e a ação conduzida pelas máquinas tornam-se frequentemente confusas”.
O impacto crescente das redes sociais e da inteligência artificial “exige que a Educação se prepare não só para lidar com novas tecnologias, mas também para preservar o bem-estar emocional dos estudantes. A saúde psicológica e o equilíbrio entre a adaptação às novas realidades digitais e o cuidado com a saúde mental são temas centrais neste processo”.
O Dia Internacional da Educação é, por isso, uma oportunidade para uma reflexão sobre o seu papel perante os desafios tecnológicos, enquanto preservamos o valor da interação humana e da saúde emocional nas nossas escolas.