Skip to main content Skip to page footer
Economia

Unicorn Factory recebe laboratório de investigação em robótica

O Interactive Tecnologies Institute (ITI) é a primeira instituição dedicada à ciência na Unicorn Factory, no Hub Criativo do Beato. 90 alunos de doutoramento e 80 de mestrado, vão investigar e desenvolver sistemas de interação entre pessoas e tecnologias digitais, sustentáveis e equilibrados.


Inaugurado a 17 de outubro, em resultado de uma parceria entre o Instituto Superior Técnico (IST) e a Carnegie Mellon University, o ITI, explica o seu presidente, Nuno Jardim Nunes, “é uma unidade de investigação única no panorama português combinando tecnologia, design e artes”.

A parceria vai estender-se a outros locais da cidade, e, no Arco do Cego, vai nascer o Innovation District, que junta dois projetos: o Técnico Innovation Center by IST e o WellTech Hub by Unicorn Factory, que vão juntar empreendedores, investidores, investigadores, grandes empresas e especialistas nas áreas do bem-estar, saúde mental, nutrição e desporto.

A missão da Unicorn Factory, lembra o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, é “produzir inovação disruptiva que crie empregos e gere valor para a cidade, especialmente para os jovens”.

Para isso, acrescenta, "temos de saber aproximar o empreendedorismo da atividade científica para conseguir construir negócios que possam escalar de Lisboa para o mundo”. O modelo de Lisboa é "único. Não há nenhuma outra cidade na Europa com a capacidade de aliar tecnologia, cultura e ciência como base do seu posicionamento estratégico. Essa visão explica que Lisboa esteja nas três cidades finalistas da Capital Europeia da Inovação” afirma Carlos Moedas.