Habitação
Urbanismo

Vale de Santo António vê aprovado o Plano de Urbanização

Foi aprovada, a 30 de outubro, a versão final da proposta de alteração do Plano de Urbanização do Vale de Santo António. O plano prevê a construção de 2 400 casas, um parque verde, equipamentos sociais, desportivos e culturais e novos miradouros. Será agora submetido à Assembleia Municipal de Lisboa.


Durante o período de discussão pública, a Câmara promoveu diversas sessões nas freguesias abrangidas pela área do plano: São Vicente, Beato e Penha de França, revelou Joana Almeida, que permitiram explicar à população que o plano de urbanização do Vale de Santo António "responde" à carência de equipamentos coletivos.

A proposta, sublinhou a vereadora do Urbanismo, contempla uma alteração “no sentido de dar resposta a um pedido relacionado com a manutenção de umas hortas urbanas”. Era, acrescentou, “totalmente adequado essas hortas manterem-se, uma reconfiguração do edifício e consideramos até que ficou uma melhor proposta”.

“Hoje é um dia muito importante para a cidade de Lisboa”, concluiu Joana Almeida.

Inserido nos programas 5 Vales e Melhor Cidade, o Plano de Urbanização do Vale de Santo António visa garantir a qualidade de vida da cidade e constituir, primordialmente, uma resposta expressa à carência de habitação, com 2 400 habitações a preços acessíveis, para seis mil novos habitantes, assente no conceito da cidade dos 15 minutos, que pretende que todos os serviços e necessidades básicas dos moradores estejam à distância de uma deslocação de 15 minutos, a pé ou de bicicleta.