Habitação

Vila Dias vai ser requalificada

A obra de reabilitação, aprovada hoje por unanimidade na Câmara Municipal de Lisboa, inclui um novo bloco de habitação com 72 casas, bem como a requalificação da rede viária, das infraestruturas e do espaço público.


A obra de reabilitação/requalificação da Vila Dias – com um custo de € 11 474 499,98 e um prazo de execução 720 dias – integra o Programa Pátios e Vilas, e vai permitir "aumentar a oferta de frações municipais a preços acessíveis no centro da cidade de Lisboa".

A intervenção que agora vai começar "permitirá recuperar uma área degradada da cidade, criar respostas habitacionais e garantir o realojamento dos moradores em condições dignas, reforçando o direito à habitação, o sentido de pertença à comunidade e a qualidade de vida de quem ali reside”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

A primeira fase incidirá sobre as novas construções e as infraestruturas, com o objetivo de assegurar condições dignas de habitabilidade aos moradores que pretendam continuar a residir na vila após a sua reabilitação. Numa fase posterior, e após o realojamento dos moradores nas novas frações entretanto construídas ou noutras zonas da cidade, avançar-se-á para a reconstrução e recuperação das áreas da Vila Dias que se prevê manter.

A Vila Dias foi construída há 132 anos junto à linha de comboio, para alojar os operários das fábricas de Xabregas. Inclui “vestígios da primitiva ocupação rural, antigas áreas fabris abandonadas, com relevância para a arqueologia industrial, habitação operária decadente e obsoleta”.