Vítor Ramalho agraciado com Medalha Municipal de Mérito
A medalha, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, é “um reconhecimento da marca que deixou por onde passou. Na União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), que tive a sorte de acompanhar de perto, fez um trabalho único nas áreas da cultura, da arte e da literatura”.
Vítor Manuel Sampaio Caetano Ramalho nasceu em Angola, em 1948, tendo estudado em Lisboa, onde concluiu o curso de Direito na Faculdade de Direito de Lisboa.
“A sua intensa vida profissional e partidária, com um vasto curriculum de todos conhecido, desenvolvida ao longo dos vários anos em que exerceu as inúmeras funções que lhe foram sendo confiadas, levaram a que fosse distinguido com condecorações estrangeiras e nacionais, destacando-se a de Grande Oficial da Ordem de Infante D. Henrique”, salienta a proposta subscrita por Carlos Moedas.
A partir de 2013, passou a exercer o cargo de Secretário-Geral da UCCLA, e, “como intenso e destacado conhecedor da realidade dos países de expressão portuguesa, elevou a instituição, abrindo portas aos municípios lusófonos que dela fazem parte, dinamizando e empoderando a lusofonia no mundo”.
Com sede em Lisboa, desde a sua fundação, a UCCLA tem “dinamizado a perspetiva multicultural da cidade e a sua ligação ao mundo de língua portuguesa, nas vertentes cultural, empresarial, social e de cooperação técnica”.
A Medalha Municipal de Mérito da Cidade de Lisboa visa distinguir pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos atos advenham assinaláveis benefícios para a Cidade de Lisboa, melhoria nas condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros de notável importância que justifiquem este reconhecimento.