A origem
Conhecida por muitos como Tété, a mulher - palhaço, Teresa Ricou é a mentora do Chapitô. Uma ideia que surgiu após o 25 de Abril de 1974, quando veio viver para Portugal e encontrou um país pouco ligado às artes, em que o circo não tinha espaço cultural. Com influência da cultura francesa, onde viveu alguns anos, e onde em cada bairro existia um espaço dedicado à cultura, Teresa começou por formar, no Bairro Alto, a primeira escola de circo, a Escola de Circo Mariano Franco. Um projeto de animação com jovens e idosos locais.
Com a sua arte circense como palhaço, foi marcando o seu lugar, nas salas de espetáculos de Lisboa e do país. E foi exatamente quando regressava a casa, após as atuações, que começou a contactar com os jovens desfavorecidos pelas ruas da capital e despertou a sua preocupação social. É por esta altura que Teresa sente que “a parte artística cruzou-se com a parte social.”
Distribuição de doces
No dia a dia do Chapitô, por diversas vezes, Teresa Ricou sentiu necessidade de “inventar novas formas de comunicação” com os mais jovens. Exemplo disso, é a distribuição de doces antes de qualquer espetáculo. Uma brincadeira que se tornou numa tradição,
“antes de alguém entrar em cena, leva um doce para se sentir aconchegado.”
Os espetáculos
A preparação de espetáculos é a altura preferida destes alunos, o pôr em prática, o mostrar novas técnicas, novas aprendizagens.
“São miúdos que gostam muito de ter projetos, uma coisa é estar o ano inteiro a ter uma disciplina, outra coisa é ter um projeto, um objetivo, é top”
confidenciou Alberto Resende, professor de Acrobacia de Solo.
Como ponto alto está o Carnaval, altura em que os alunos saem à rua, quando as condições climáticas assim o permitem, num desfile de cor, música e arte. Este ano foi diferente, a chuva não permitiu a apresentação ao ar livre, mas ninguém se deu por vencido, e num Baile Circense, vários grupos, compostos por alunos de todas as turmas, animaram os presentes com a apresentação das suas técnicas. Pássaros, Bolas e Riscas, Bicharada, Punks e Bizarros foram algumas das personagens criadas.