Pista de Radiomodelismo de Monsanto

Quase despercebida entre o verde da maior mancha florestal de Lisboa existe uma pista que poucos conhecem, mas que já acolheu campeonatos mundiais e é considerada uma das melhores do mundo, a Pista de Radiomodelismo do Parque Florestal de Monsanto. Gerida pelo Clube de Radiomodelismo de Benfica, esta infraestrutura é hoje um verdadeiro polo de excelência desportiva e associativa, reunindo campeões mundiais e apaixonados por esta modalidade.

Uma pista com história e projeção internacional

O Clube de Radiomodelismo de Benfica existe desde o início da década de 1980

Nos últimos 8 anos viveu um verdadeiro rejuvenescimento. A tomada de posse de uma nova direção, atualmente constituída por 9 membros, e a requalificação da pista foram o ponto de viragem, tal como relembra António Alexandre, presidente do Clube:

 “Conseguimos reerguê-la com a ajuda da Junta de Freguesia de Benfica, requalificámos a pista e hoje temos um espaço moderno e versátil, capaz de acolher carros de várias escalas e provas internacionais. Além disso, conseguimos fazer vários circuitos”.

O resultado é visível, uma vez que a pista já acolheu o Campeonato do Mundo de Radiomodelismo, em 2008, e é frequentada por dois dos pilotos mais conceituados a nível mundial, ambos campeões do mundo, para praticar. “Esta é definitivamente uma pista de classe mundial. Temos muita sorte em ter uma pista assim à nossa disposição diariamente”, refere Alexander Hagberg. Bruno Coelho concorda: “Temos bom clima, boa localização e agora um asfalto novo que transformou este espaço num dos melhores do mundo”.

Segundo João Nascimento, membro da direção, “as grandes marcas, como XRay, Infinity ou Kyosho, utilizam esta pista para treinos regulares, o que demonstra o nível de qualidade que conseguimos atingir”.

No radiomodelismo os carros são conduzidos remotamente com recurso a um telecomando, podem ter várias escalas e são alimentados por baterias ou combustão. A Pista de Radiomodelismo de Monsanto funciona diariamente para que os sócios do Clube e fãs da modalidade possam construir os seus próprios carros e testá-los com regularidade.

O maior clube nacional com campeões mundiais

Conta hoje com cerca de 130 sócios ativos, sendo o maior clube do país na categoria de pista em alcatrão

João Nascimento, membro da direção, sublinha: “Somos o único clube do país com atividade diária e aquele que ganha mais troféus em termos nacionais”. 

“Somos uma associação sem fins lucrativos e tudo é concretizado no nosso tempo livre. Só com o envolvimento e o empenho de todos é possível manter este nível de qualidade”, destaca Nuno Gaspar, membro da direção. “É uma prática que qualquer pessoa pode experimentar. É uma modalidade que não requer nenhuma aptidão específica. Basta ter gosto e vontade”, reforça.

O Clube lançou recentemente uma academia juvenil, em pareceria com a Junta de Freguesia de Benfica, para ensinar as crianças a pilotar. São utilizados modelos de carros mais simples e circuitos adaptados, mas com o mesmo espírito competitivo e educativo que caracteriza a modalidade.

Bruno Coelho e Alexander Hagberg estão entre os 10 pilotos do mundo que, nesta categoria, fazem do radiomodelismo vida profissional. Ambos começaram a praticar em miúdos, com algumas influências familiares. O que era apenas um hobby, com o passar dos anos, tornou-se a profissão dos sonhos.

Os pilotos estão diretamente envolvidos no desenvolvimento técnico dos carros, colaborando com marcas de elite como a XRay, no caso do Alexander, e a Infinity, no caso do Bruno. Testam componentes, ajustam configurações e contribuem ativamente para a inovação no setor. “O desenvolvimento dos carros é quase tão importante como as corridas”, garante Alexander. No que diz respeito às corridas, ambos os pilotos confessam ficar nervosos, mesmo com o passar dos anos e as horas de treino diárias. “Nós continuamos a ter e temos cada vez mais responsabilidade, porque quando nós éramos novos isto era um hobby e agora é uma profissão”, enfatiza Bruno.

Seja como hobby ou como competição, o radiomodelismo é um desporto que reúne tecnologia, perícia e muita adrenalina. E em Lisboa, no coração de Monsanto, há um lugar onde tudo isto acontece, todos os dias.

última atualização: 06.08.2025