Coruchéus - Um Teatro em Cada Bairro
Destaque, no mês de novembro, para a peça teatral “Ensaio Para Auto-Retrato” uma criação de Ivone Fernandes-Jesus e Joana Campos.
Para mais detalhes, consulte a programação.
Documentos
Coruchéus é o sexto espaço a integrar o programa Um Teatro em Cada Bairro, da Câmara Municipal de Lisboa.
Mais informação sobre este projeto municipal: página Um Teatro em Cada Bairro
Programação
Projeto Mesmo Mundo
Um desafio feito, no inicio deste ano, pelo Coruchéus - Um Teatro em Cada Bairro, ao ter conhecimento do trabalho desenvolvido por um coletivo de artistas no território, acompanhados pela artista e mediadora cultural, Joana Geffroy.
Através de desenhos, pinturas e peças escultóricas, e de audio-guia especificamente desenhado para a exposição, ficamos a conhecer parte de quem são estes artistas deslocados, as suas experiências, mas sobretudo a vontade de não quererem ser resumidos a essa condição.
Projeto Mesmo Mundo
Procura dar destaque às experiências de deslocação e reconstruir um espaço de comunidade.
Começou em Paris em 2024 e procura ser um espaço de reflexão sobre os desafios e as consequências das políticas de migração. Atualmente está em Lisboa, onde tem desenvolvido projetos artísticos com pessoas que pedem proteção internacional.
Inauguração: dia 15 de novembro, às 15:00, com visita guiada
Programa
- Visitas guiadas - de segunda a sexta; Marcação prévia para umteatroemcadabairro.corucheus@cm-lishoa.pt
Duração: 60 min. - Territórios da Palavra - dia 4 de dezembro às 15:30; Conversa; Marcação prévia para umteatroemcadabairro.corucheus@cm-lishoa.pt
Público-alvo: a partir de 14 anos
Duração: 90 min - Não Sei, Talvez Um Sonho - dia 17 de janeiro 2026 às 17:00; Cinema; Marcação prévia para umteatroemcadabairro.corucheus@cm-lishoa.pt
Público-alvo: a partir de 12 anos
Horários:
- terça a sábado, das 10:00 às 13:00 e das 19:00 às 21:00;
- domingo, das 10:00 às 21:00;
- segunda, das 10:00 às 18:00.
O Gigante Egoísta
Este espetáculo fala-nos da história de um gigante que volta à sua casa após uma longa viagem e encontra o seu jardim coberto de neve. Quando tenta expulsar as crianças que brincam ali, descobre que agora o seu jardim é um lugar de alegria. Esta história explora temas como a amizade, a empatia e a redenção, valores da maior importância para qualquer futuro adolescente.
Por André Murraças e Canário Bonacheirão
Participação: marcação prévia para umteatroemcadabairro.corucheus@cm-lisboa.pt
Público-alvo: maiores de 6 anos
Duração: 30 minutos