
Destaque para a exposição a solo Só Entro com Chave, desenvolvida pelo ciclo FITA Collection, com obras inéditas da artista Madalena Pequito, uma das estrelas da sua geração
Para mais detalhes, consulte a programação.
Documentos
Coruchéus é o sexto espaço a integrar o programa Um Teatro em Cada Bairro, da Câmara Municipal de Lisboa.
Mais informação sobre este projeto municipal: página Um Teatro em Cada Bairro
Programação
Chi Kung
Aulas regulares e abertas ao público desta prática milenar que tem como principais objetivos promover a saúde e a longevidade e contribuir para o equilíbrio do corpo e da mente. Todas as terças-feiras no nosso espaço e às quintas-feiras na Biblioteca dos Coruchéus.
Por Manuel Cristiano, em parceria com a Biblioteca dos Coruchéus | BLX
Participação: é necessária marcação prévia para bib.corucheus@cm-lisboa.pt
Público-alvo: a partir de 6 anos
Duração: 1 hora
Só entro com chave
O ciclo FITA Collection desenvolveu a exposição a solo SÓ ENTRO COM CHAVE, com obras inéditas da artista Madalena Pequito, uma das estrelas da sua geração. A FITA Collection destaca-se como um acervo de obras de arte originais, provenientes de diversas latitudes e épocas históricas, do século XVIII ao XXI, para criar diálogos intergeracionais e transnacionais. SÓ ENTRO COM CHAVE transporta-nos para a casa imaginária de Madalena Pequito, uma instalação onde podemos admirar as suas obras de arte e pinturas repletas de cores vibrantes e sentimentos profundos.
Quem transpõe a porta deste atelier, descobre a chave que transforma os dias cinzentos do quotidiano num lugar habitado pelos sonhos. A artista explora questões de identidade, diversidade cultural e memória coletiva. O seu trabalho investiga os desafios que enfrenta como artista, os sacrifícios, as inseguranças, as ansiedades e os medos, assim como as relações humanas e os laços de amizade que perduram no tempo e no espaço. Enquanto vivo este conflito — entre o que sou e o que queria ser — vou construindo a casa dos meus sonhos. (...) Cada divisão é uma confissão, um desabafo, um espelho do que tem acontecido à minha volta.
FITA – Friends In The Arts é uma instituição cultural sem fins lucrativos, fundada por Francisca Gigante e Francisco Teles da Gama, dedicada a conectar profissionais com talento e instituições de relevo internacional, atuando como uma ponte para o mercado de trabalho e facilitando o acesso a uma rede global.
Atividades complementares
- Inauguração da exposição FITA Collection - Sé Entro com a Chave
13 setembro | sábado | 15:00
- Oficina para família - A Chave dos Meus Sonhos Por Madalena Pequito
- Sessão de poesia - Um Poema Cantado Por Zé Bernardo da Fonseca
18 outubro | sábado | 16:30
- Finissage com visita guiada - A Chave Que Abre Todas As Portas
25 outubro | sábado | 16:00
Ateliê de Teatro dos Coruchéus
Grupo de teatro informal para jovens dos 15 aos 18 anos, sob a orientação das atrizes Flávia Gusmão («O Processo dos Távoras», «A Vida Invisível») e Rita Brütt («Conta-me Como Foi», «Jardins Proibidos»).
Queres vir experimentar?
Datas:
- Dias 15, 22 e 29 de setembro às 18:45
- Dias 06, 13, 20 e 27 de outubro às 18:45
Inscrição: para o e-mail umteatroemcadabairro.corucheus@cm-lisboa.pt
A Chave dos Meus Sonhos
Por Madalena Pequito
Visita guiada para crianças e famílias, onde se exploram, de forma lúdica e acessível, as obras expostas e os seus significados, seguida de atividade de pintura e personalização de portas e chaves, símbolos dos sonhos que pretendem alcançar.
Um Poema Cantado
Por Zé Bernardo da Fonseca
Sessão de poesia, com declamação de poemas, e canções inéditas, da obra Se Ícaro Voasse de Noite, publicada em 2018.
405
405 convida públicos mais jovens e respetivas famílias a uma reflexão crítica sobre a crise ecológica e ambiental, com foco no impacto duradouro do plástico na poluição dos oceanos e na urgência de repensarmos as nossas escolhas. O plástico tem uma duração breve nas nossas mãos, mas dura 405 anos no planeta. Na verdade, ninguém sabe se são 200, 405, 450, 500 ou 600 anos, mas vamos considerar 405 anos. Se pensarmos que a esperança média de vida é 85 anos, então em 405 anos cabem praticamente quatro vidas desde a nascença até à morte, aproximadamente seis gerações.
405 pretende suscitar um pensamento crítico perante esta questão ecológica e ambiental, que é a poluição dos nossos oceanos.
Participação: é necessária marcação prévia
A Chave que Abre Todas As Portas
Finissage com visita guiada
Por Madalena Pequito
Visita guiada especial com a artista Madalena Pequito, com um momento de partilha e reflexão sobre o processo criativo, oferecendo a todos uma última oportunidade de fechar esta casa com chave de ouro.
Espetáculo Tuiavii
Tuiavii é a representante oficial de uma sociedade criada por crianças, que, por conta de um naufrágio, foram parar a uma ilha onde tiveram de aprender a sobreviver sem os adultos. Lá criaram o «Grande Conselho», cujas primeiras decisões, datadas de 1891, são: brincar, estar juntos e procurar joie de vida. Tuiavii vem ao encontro dos Papalaguis — que quer dizer «estranhos» na língua da ilha — para atualizar a «Enciclopédia do People» e questionar-nos sobre a nossa forma de viver.
Por Companhia Caótica
Participação: é necessária marcação prévia para a sessão de 1 de novembro
Público-alvo: a partir de 6 anos (famílias) e a partir de 8 anos (escolas)
Duração: 45 minutos
Chi Kung
Só entro com chave
Ateliê de Teatro dos Coruchéus
A Chave dos Meus Sonhos
Um Poema Cantado
405
A Chave que Abre Todas As Portas
Espetáculo Tuiavii