Na Quinta Pedagógica dos Olivais, o mote lançado todos os sábados, seja nas cozinhas, prados, pomar ou em qualquer outro lugar da Quinta, é fechar portas à cidade e descobrir o que se faz no campo, em plena Lisboa.
Aqui é possível observar e conhecer mais de 80 animais, e, ao longo do ano, são também assinaladas tradições rurais de norte a sul do país e as festividades do calendário rural.
Participação: gratuita mediante inscrições em qpo.marcacoes@cm-lisboa.pt (a partir das 9:00 da segunda-feira anterior à data da atividade pretendida)
Mais informação: Quinta Pedagógica dos Olivais
Programação
À Descoberta da ovelha - Ovelhas felizes... lã bem cuidada
Nesta atividade, com o rebanho de ovelhas como companhia, sensibilizaremos para a importância de respeitar e proteger estes animais.
Mais do que lhes providenciar alimento, existem muitas outras tarefas rurais de maneio animal essenciais para a sua qualidade de vida, como limpar currais, fazer camas, prestar cuidados médicos, passeá-las nos cercados e tosquiá-las.
Vamos conhecer a vida das ovelhas da Quinta, que raças autóctones aqui podemos observar e conhecer o princípio das “5 liberdades” relativas ao seu bem-estar.
E não podemos falar de ovelhas, sem falar na lã, que nos aquece nos dias mais frios e que, até se transformar numa camisola, cachecol, manta ou outro agasalho, passa por várias fases complexas e demoradas. Um processo que tem também evoluído, na procura de alternativas mais sustentáveis.
Participação
Público-alvo: a partir dos 3 anos
Número de participantes: máximo de 12
Farmácia rural - Chás, tisanas e outras mezinhas
O conhecimento, escrito e oral, obtido através da sabedoria popular dos mais antigos passa de geração em geração, revelando métodos e processos de utilização de plantas e partes de plantas para a produção de produtos, utilizados na medicina tradicional. Esta é uma área cultural de enorme importância na preservação da memória coletiva, associada ao mundo rural.
Nesta atividade, os participantes visitam o Jardim das Plantas Aromáticas e Medicinais, conhecem a história do chá, confecionam remédios e discutem a importância da conservação da biodiversidade vegetal para a espécie humana.
Participação
Públco-alvo: a partir de 6 anos
Com frutas e legumes - E hoje, que fruta temos?
No pomar e na horta da Quinta, podem ser observadas várias árvores de fruto, bem como uma grande variedade de legumes, cuja disponibilidade varia com as estações do ano.
Crus ou cozinhados, doces ou salgados, são inúmeras as hipóteses, mas o mais importante é incluí-los na nossa alimentação, começando logo desde criança, por serem ricos, essencialmente, em vitaminas, minerais e fibras, necessários ao bom funcionamento do organismo.
Uma atividade para partilhar ideias, perceber a importância da sazonalidade dos alimentos e, essencialmente, provar frutas e legumes, de diferentes formas, porque os “os olhos também comem”!
Participação
Público-alvo: a partir dos 3 anos
Plantas para o chá. Escolher sem ver - Chá de...?
Na Quinta vivem-se momentos únicos e é possível experienciar atividades diárias de uma quinta, sempre numa lógica de desenvolvimento sustentável.
Esta é uma atividade divertida para explorar em família o mundo das plantas, utilizando dos sentidos. De olhos vendados, vamos confiar nos outros sentidos para explorar o jardim das ervas aromáticas, surpreendendo-nos no final com uma infusão misteriosa e, esperemos, deliciosa.
Participação
Público-alvo: a partir dos 6 anos
A Toca. Onde será a Toca?
Desde que há quinta, que se ouve falar n´A Toca, espaço misterioso, descrito nos “Maias” de Eça de Queiroz, como sendo uma quinta luminosa e harmoniosa, rodeada de jardins, árvores e ar puro, para muitos inspirado nas quintas e palacetes dos Olivais.
E, de tanto ouvimos falar, decidimos materializar esse espaço, torná-lo visível e, sobretudo, criar um espaço de aventura, de descoberta, onde o desenvolvimento sustentável e a conservação da natureza se cruzam com a vida na cidade e com os equilíbrios e concessões que todos os dias fazemos no nosso dia-a-dia.
Participação
Público-alvo: a partir de 6 anos
Horários: duas sessões das 11:00 às 13:00 e das 15:00 às 17:00
O ciclo do pão - Do grão ao pão... no forno de lenha
Até nos podermos deliciar com o pão quente, existe um caminho que se inicia meses antes.
A atividade rural rege-se por ciclos anuais e, muitos deles, prendem-se com a obtenção de matérias-primas para a produção de alimentos. É o caso do pão!
Nesta atividade, os participantes aprendem como se faz pão e ficam a conhecer todas as fases do ciclo que permitem a sua confeção: a sementeira, a ceifa e a moagem, que transforma os grãos de cereal em farinha, e, finalmente, todo o processo de preparação até sair do nosso tradicional forno a lenha. No final, a melhor parte, todos podem saborear o pão acabado de fazer!
Horários: duas sessões das 11:00 às 13:00 e das 15:00 às 17:00
Participação
Público-alvo: a partir de 3 anos
À Descoberta da ovelha - Ovelhas felizes... lã bem cuidada
Farmácia rural - Chás, tisanas e outras mezinhas
Com frutas e legumes - E hoje, que fruta temos?
Plantas para o chá. Escolher sem ver - Chá de...?
A Toca. Onde será a Toca?
O ciclo do pão - Do grão ao pão... no forno de lenha