Na Quinta Pedagógica dos Olivais, o mote lançado todos os sábados, seja nas cozinhas, prados, pomar ou em qualquer outro lugar da Quinta, é fechar portas à cidade e descobrir o que se faz no campo, em plena Lisboa.
Aqui é possível observar e conhecer mais de 80 animais, e, ao longo do ano, são também assinaladas tradições rurais de norte a sul do país e as festividades do calendário rural.
Participação: gratuita mediante inscrições em qpo.marcacoes@cm-lisboa.pt (a partir das 9:00 da segunda-feira anterior à data da atividade pretendida)
Mais informação: Quinta Pedagógica dos Olivais
Programação
A toca
E se, escondido num recanto da quinta, existisse um espaço, de mistério, aventura, de conhecimento e onde se podem fazer perguntas e obter respostas aos mais diversos aspetos da vida na quinta.
Horário: duas sessões (11:00 - 13:00; 15:00 - 17:00)
Público-alvo: famílias (a partir dos 3 anos)
Nº participantes: 12 crianças mais 2 adultos/criança
SOS Planeta
Muito se fala das alterações climáticas, da poluição e do futuro do nosso planeta. Todos temos um papel fundamental! Pequenas ações, no dia a dia, podem ajudar a tornar Portugal num país mais limpo e sustentável. O planeta precisa de nós!
Nesta atividade prática e divertida, vamos descobrir como pequenas ações do dia a dia ajudam a proteger o ambiente. Através de observação, experiências e jogos na Quinta, aprendemos a reciclar, poupar recursos e cuidar da natureza. Cada gesto conta para salvar o nosso planeta!
Participação: máximo de 12 participantes
Público-alvo: maiores de 6 anos
À Descoberta da ovelha
O bem-estar animal tem uma grande importância nas rotinas diárias de uma quinta.
Nesta atividade, com o rebanho de ovelhas como companhia, sensibilizaremos para a importância de respeitar e proteger estes animais. Mais do que lhes providenciar alimento, existem muitas outras tarefas rurais de maneio animal essenciais para a sua qualidade de vida, como limpar currais, fazer camas, prestar cuidados médicos, passeá-las nos cercados e tosquiá-las. Vamos conhecer a vida das ovelhas da Quinta, que raças autóctones aqui podemos observar e conhecer o princípio das “5 liberdades” relativas ao seu bem-estar.
E não podemos falar de ovelhas, sem falar na lã, que nos aquece nos dias mais frios e que, até se transformar numa camisola, cachecol, manta ou outro agasalho, passa por várias fases complexas e demoradas. Um processo que tem também evoluído, na procura de alternativas mais sustentáveis.
Participação: máximo de 12 participantes
Público-alvo: maiores de 3 anos
Pelos caminhos da Quinta
Partimos à descoberta de histórias e segredos dos diferentes espaços, conhecendo de perto os animais e as plantas que aqui habitam.
Preparem-se para desvendar recantos escondidos e espécies fascinantes que, muitas vezes, passam despercebidas.
Participação: máximo de 10 crianças mais 1 adulto/criança
Público-alvo: maiores de 3 anos
Com frutas e legumes
No pomar e na horta da Quinta, podem ser observadas várias árvores de fruto, bem como uma grande variedade de legumes, cuja disponibilidade varia com as estações do ano.
O grupo da fruta e legumes ocupa a maior área da roda/pirâmide dos alimentos e existem várias formas de os consumir. Crus ou cozinhados, doces ou salgados, são inúmeras as hipóteses, mas o mais importante é incluí-los na nossa alimentação, começando logo desde criança, por serem ricos, essencialmente, em vitaminas, minerais e fibras, necessários ao bom funcionamento do organismo.
Uma atividade para partilhar ideias, perceber a importância da sazonalidade dos alimentos e, essencialmente, provar frutas e legumes, de diferentes formas, porque os “os olhos também comem”!
Participação: máximo de 12 participantes
Público-alvo: maiores de 3 anos
Farmácia rural
O recurso às plantas como fonte de medicamentos, mezinhas e outros remédios naturais, é tão antigo como a própria humanidade.
O conhecimento, escrito e oral, obtido através da sabedoria popular dos mais antigos passa de geração em geração, revelando métodos e processos de utilização de plantas e partes de plantas para a produção de produtos, utilizados na medicina tradicional. Esta é uma área cultural de enorme importância na preservação da memória coletiva, associada ao mundo rural.
Nesta atividade, os participantes visitam o Jardim das Plantas Aromáticas e Medicinais, conhecem a história do chá, confecionam remédios e discutem a importância da conservação da biodiversidade vegetal para a espécie humana.
Participação: máximo de 12 participantes
Público-alvo: maiores de 6 anos
O ciclo do pão
Quem não adora o cheiro a pão quente, acabadinho de sair do forno de lenha?
Mas até nos podermos deliciar com este alimento, existe um caminho que se inicia meses antes. A atividade rural rege-se por ciclos anuais e, muitos deles, prendem-se com a obtenção de matérias-primas para a produção de alimentos. É o caso do pão!
Nesta atividade, os participantes aprendem como se faz pão e ficam a conhecer todas as fases do ciclo que permitem a sua confeção: a sementeira, a ceifa e a moagem, que transforma os grãos de cereal em farinha, e, finalmente, todo o processo de preparação até sair do nosso tradicional forno a lenha. No final, a melhor parte, todos podem saborear o pão acabado de fazer!
Horários: duas sessões, das 11:00 às 13:00 e das 15:00 às 17:00~
Participação: máximo de 10 participantes
Público-alvo: maiores de 3 anos