Dança
26 fev 2026
20:00 - 21:20
Centro Cultural de Belém

Um Estar Aqui Cheio

Uma peça de 2001 que, vinte e cinco anos após a estreia, é apresentada pela primeira vez em Lisboa com o elenco original

Para a residência proposta em 2001 pelo Le Quartz e pela Capital Europeia da Cultura Porto 2001, Vera Mantero propôs-se pensar em conjunto. Reuniu vários artistas durante um mês em Brest, com o objetivo de pensar com eles: os coreógrafos/performers Sabina Holzer, Litó Walkey, João Samões e Martin Nachbar, o escritor-performer António Poppe, o músico Boris Hauf e, no campo das artes visuais, Nadia Lauro e Helena Inverno. 

Durante quatro semanas, as questões giraram à volta de: como surge a energia? O que nos faz mover na vida, o que é que põe um ser humano em movimento? O que é que cria a curiosidade, o que é que a põe em movimento? Como atravessar uma vida que de facto aproveita a força de toda a sua potência? Os artistas falaram, improvisaram, observaram, trocaram e criaram ligações entre palavras, ações, movimentos, sons, espaços ou objetos. 

Um espetáculo que toma, sucessiva ou simultaneamente, várias formas: o concerto, a conferência, a coreografia, a instalação… e onde o público encontrará assim também o seu lugar sob diferentes formas, seja em termos de espaço, de tempo ou de perceção.

Direção artística: Vera Mantero

Criação e Performance: António Poppe, João Samões, Litó Walkey, Luís Guerra (Martin Nachbar na criação original), Sabina Holzer e Vera Mantero

Público-alvo: classificação etária a designar pela CCE

Local: Palco do GA

Mais informação: página do evento