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90 Anos PFM

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Objetivos estratégicos

Foram definidos cinco objetivos estratégicos para a comemoração dos 90 anos do PFM.

Este ano, em que se celebram os 90 anos do Parque Florestal de Monsanto, é importante reforçar esta área como um pilar essencial para a cidade de Lisboa, definindo uma estratégia a 10 anos que promova a preservação da biodiversidade e a sustentabilidade ambiental. Tal será alcançado através de iniciativas inovadoras, que tornam o Parque Florestal de Monsanto mais atrativo, moderno e vanguardista, oferecendo uma maior diversidade de opções para todos.

Assim, sob o lema "PFM 90 – 100", foram definidos cinco objetivos estratégicos para a comemoração dos 90 anos do PFM:

Valorizar o Parque como espaço verde de referência local, regional e nacional, adotando medidas que proporcionem melhores condições de utilização, através da definição e implementação de um plano de investimentos que requalifique e valorize os equipamentos existentes e assegure um Parque mais seguro, mais sustentável, mais inclusivo e mais acessível. 

Apostar na melhoria de infraestruturas, na sustentabilidade do edificado existente, recorrendo a materiais e instrumentos com baixo impacto ecológico e soluções de base natural. 

Valorizar Monsanto como único Parque florestal urbano com certificação FSC a nível europeu, preservando e promovendo a sua história e a sua importância como refúgio climático e para qualidade de vida da região de Lisboa e o bem-estar das comunidades.

Comunicar mais e melhor, priorizando a comunicação digital e investindo nas Novas Tecnologias de Informação (NTI) como veículos de interação primordial com os diferentes públicos. 

Implementar estratégias de comunicação e informação mais assertivas, investir em recursos tecnológicos e interativos, que estabeleçam canais de comunicação diretos e bidirecionais entre o Parque e quem o visita. 

Apostar em ferramentas inovadoras, inclusivas e em vários idiomas, proporcionando uma experiência mais acessível, envolvente e interativa aos visitantes do Parque Florestal de Monsanto.

Acolher com qualidade, de forma inclusiva e acessível, garantindo que as instalações e os equipamentos existentes no Parque reúnem as condições necessárias aos diferentes utilizadores visando a prestação de um serviço público de excelência. 

Reforçar os instrumentos de informação, nomeadamente sinalização informativa, mapas, valências e equipamentos existentes, sem esquecer a definição e a divulgação das regras de utilização do Parque e conselhos sobre práticas de conservação ambiental.

Aproximar à comunidade, reforçar a ligação aos lisboetas e a públicos regionais, nacionais e internacionais, incentivando o envolvimento e o estabelecimento de parcerias com residentes, escolas, empresas e organizações da sociedade civil. 

Apostar na mobilidade suave e sustentável, quer no acesso ao Parque, quer no interior deste. 

Reforçar a rede de transportes públicos, desincentivando o uso de viatura particular, quer junto dos moradores, quer junto de todos os que visitam o Parque.

Dinamizar uma oferta de atividades diversificada, na área recreativa, ambiental e educativa. 

Reforçar as ações de voluntariado, programas e experiências na natureza, assim como eventos culturais e desportivos que cativem os visitantes.

Envolver organizações não governamentais de ambiente, e outras, sediadas no Parque e apostar na dinamização de ações em parceria, num trabalho conjunto de educação para a sustentabilidade.

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