Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável
Fases do PMUS
A elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) está estruturada em diferentes fases, garantindo um desenvolvimento sistemático e eficaz
Ao longo das várias fases do plano, serão promovidas oportunidades de participação ativa — desde inquéritos, sessões públicas e workshops, que visam repensar a mobilidade em Lisboa e preparar a cidade para os desafios do futuro.
Reuniões preliminares, recolha de dados e trabalhos de campo;
Diagnóstico da situação atual e tendências futuras;
Construção de cenários, objetivos e estratégias;
Formulação, avaliação de proposta e desenvolvimento de uma ferramenta inovadora.
Compromissos
O Município de Lisboa tem assumido compromissos nacionais e internacionais ambiciosos em matérias de sustentabilidade ambiental com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito de estufa e poluentes associadas ao setor da mobilidade urbana e transportes.
Destacam-se, entre eles, a integração no grupo das “100 Cidades Climaticamente Neutras e Inteligentes até 2030” promovido pela União Europeia, a adesão ao Pacto Global dos Autarcas para a Energia e Clima, bem como a integração na Rede de Liderança Climática das Cidades C40 e na Estratégia Europeia Sustentável e Inteligente.
A visão do “MOVE LISBOA”, aliada à aprovação do Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima (PAESC), que evoluiu para o Plano de Ação Climática 2030 (PAC), culminou no atual Contrato “Lisboa Cidade do Clima 2030”. Estes esforços foram reconhecidos, tendo a cidade sido distinguida com o prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2018 e de Capital Verde Europeia 2020.
Neste contexto em cumprimento com a recomendação da Assembleia Municipal de Lisboa aprovada por unanimidade em sessão de 26/01/2021, o município deu início ao processo de elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) de Lisboa.