PMUS_25
Workshops
No âmbito do PMUS foram realizados workshops territoriais e setoriais, organizados para auscultar as diversas entidades e agentes que diariamente moldam a mobilidade da capital, demonstrando a importância, a estrutura, o calendário e os temas-chave do Plano.
Num total de nove workshops: cinco dedicados às unidades territoriais de intervenção (Centro, Centro Histórico, Ocidental, Oriental e Norte) e quatro dirigidos aos domínios setoriais do Plano, tais como: Logística, Mobilidade Ativa e Micromobilidade, Transporte Público Metropolitano e Transporte Público Urbano.
Com a participação de representantes de associações locais, juntas de freguesia e administração central e regional, operadores de transporte, reguladores, empresas de infraestrutura e forças de segurança, este processo tem sido fundamental para apresentar e debater os desafios. Desta forma estão a ser recolhidos contributos, que irão enriquecer o diagnóstico do PMUS Lisboa.
Os workshops foram organizados para responder aos seguintes macro objetivos:
Compreender como é percecionada a Mobilidade em Lisboa
Enquadramento da situação atual, aspetos valorizados, pontos fortes e áreas de melhoria
Identificar as principais expectativas e necessidades atuais
O que já está a funcionar bem e o que falta melhorar
Identificar as principais barreiras e oportunidades
Aspetos a melhorar para promover uma maior utilização dos modos sustentáveis, fatores que condicionam a escolham, identificação das barreiras
Desejo de mudança: Que podemos ambicionar para o futuro da mobilidade em Lisboa
Que mudanças devem ocorrer, para onde devemos caminhar, como promover práticas de mobilidade mais sustentáveis
Após este ciclo inicial de nove workshops, no terceiro trimestre deste ano será apresentada uma nova série de encontros abertos à participação de parceiros e do público em geral. Estes futuros workshops visam apresentar e debater as principais propostas de ação, consolidando o PMUS como um instrumento programático decisivo para promover uma mobilidade mais sustentável e inovadora na cidade de Lisboa.
Atividades
Os workshops setoriais aconteceram no Largo de São Julião, nº 19.
Os workshops territoriais:
- UIT Centro - Museu da Cidade
- UIT Ocidental – Biblioteca de Alcântara José Dias Coelho
- UIT Centro Histórico – Largo de São Julião, nº 19
- UIT Oriental – Biblioteca de Marvila
- UIT Norte – Antigo Lagar da Quinta de S. Vicente (Telheiras)
Início: 18 de fevereiro de 2025
Fim: 10 de abril de 2025
World Cafe: os participantes foram divididos em grupos de 4 a 5 pessoas por mesa, partilharam e aprofundaram as suas opiniões e ideias, de forma a construir uma visão conjunta sobre o tema.
- UIT Centro – Alvalade, Areeiro, Arroios, Avenidas Novas, Campolide e Santo António
- UIT Ocidental – Ajuda, Alcântara e Belém
- UIT Centro Histórico – Campo de Ourique, Estrela, Misericórdia, Penha de França, Santa Maria Maior e São Vicente
- UIT Oriental – Beato, Marvila, Olivais e Parque das Nações
UIT Norte – Benfica, Carnide, Lumiar, Santa Clara e São Domingos de Benfica
Quem pODIA PARTICIPAR
Todos os munícipes
Freguesias
Todas
Âmbito
Ambiente, Mobilidade, Logística e Inovação
Promotor
Câmara Municipal de Lisboa
Datas do processo participativo
Início: 18 de fevereiro de 2025
Fim: 10 de abril de 2025
Focus Group
Realizados entre fevereiro e março deste ano, envolveram 34 participantes (32% homens e 68% mulheres, entre 15 e 87 anos) divididos em quatro grupos (mulheres de diferentes idades, adolescentes, pais com filhos menores de 12 anos e idosos/pessoas com mobilidade condicionada).
Através de dinâmicas de grupo, avaliaram qualitativamente a mobilidade atual na cidade, destacando pontos fortes como a diversidade de opções e a gratuitidade de alguns transportes públicos. Como pontos fracos, foram identificados: a baixa fiabilidade do sistema, a elevada taxa de ocupação nos horários de ponta e a má manutenção dos equipamentos de acesso (como escadas rolantes e elevadores do Metro) e das vias/passeios.
Para o futuro, os participantes manifestaram a ambição de transformar Lisboa numa cidade que incentive: a mobilidade ativa e o uso de transportes públicos, melhorias abrangentes no espaço público, passeios de qualidade e, em alguns casos, uma rede ciclável contínua e segura.
Inquéritos
A metodologia dos inquéritos está a ser realizada de duas formas: online e presencial.
A nível presencial, a recolha teve início em março de 2025 junto de residentes e não residentes em Lisboa, a comerciantes, turistas e visitantes.
A nível online, participe e aproveite a oportunidade para melhorar a mobilidade da cidade:
Com o objetivo de compreender as necessidades de deslocação das pessoas e avaliar a oferta de transportes na cidade, a recolha de dados foi feita de duas formas: um inquérito online, que contou com mais de 4.000 respostas, e um inquérito presencial realizado nas zonas centrais das freguesias.
Contactos
Envie o seu contributo para o e-mail dmm.dipm@cm-lisboa.pt, identificando no assunto “PMUS de Lisboa - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável”.