PMUS_25
O que é o PMUS?
É um plano estratégico que visa programar ações para atender às necessidades de mobilidade de pessoas e bens. Adotando uma abordagem abrangente, orientada por uma visão flexível e resiliente, o plano organiza um conjunto de medidas destinadas a alcançar metas num curto, médio e longo prazo.
Porque é que Lisboa precisa de um PMUS?
A cidade de Lisboa tem um sistema urbano complexo o que implica a articulação de diversas componentes de acessibilidade (circulação rodoviária, transportes públicos, mobilidade ativa, logística, entre outros). Para além disso, é necessário ter em conta as funções que a cidade desempenha no contexto internacional, nacional, metropolitano e urbano.
O PMUS de Lisboa irá contribuir para:
Acelerar o processo de transição energética, respondendo aos objetivos de neutralidade carbónica para 2030
Apoiar o processo de resposta ao problema de habitação
Promover uma rede de Transporte Público (TP) estruturante que ligue eficientemente os diferentes setores da cidade
Desenvolver um plano que contribua para a visão zero na segurança rodoviária
O PMUS de Lisboa tem em conta as 3 funções desempenhadas pela cidade:
Integrada nas Redes Transeuropeias de Transporte Lisboa (RTE-T), Lisboa desempenha um papel fundamental no corredor Atlântico, reforçando a sua posição como ponto-chave da mobilidade europeia.
Como coração da Área Metropolitana e capital do país, é necessário compreender os principais movimentos metropolitanos de/para a cidade para que o plano apresente soluções de acessibilidade, incentivando opções de transporte mais sustentáveis.
Com uma mobilidade interna muito dinâmica e diversificada, Lisboa aposta num modelo urbano que valoriza tanto o transporte coletivo quanto soluções inovadoras de mobilidade partilhada.