Plano Municipal de Mobilidade Urbana Sustentável
O que é o PMUS?
É um plano estratégico que visa programar ações para atender às necessidades de mobilidade de pessoas e bens. Adotando uma abordagem abrangente, orientada por uma visão flexível e resiliente.
Porque é que Lisboa precisa de um PMUS?
A cidade de Lisboa tem um sistema urbano complexo o que implica a articulação de diversas componentes de acessibilidade (circulação rodoviária, transportes públicos, mobilidade ativa, logística, entre outros).
É também necessário ter em conta as funções que a cidade desempenha no contexto internacional, nacional, metropolitano e urbano.
O PMUS de Lisboa irá contribuir para:
Acelerar o processo de transição energética, respondendo aos objetivos de neutralidade carbónica para 2030
Apoiar o processo de melhoria das condições de acessibilidade urbana
Promover uma rede de Transporte Público (TP) estruturante que ligue eficientemente os diferentes setores da cidade
Desenvolver um plano que contribua para zero fatalidades no transporte rodoviário – “Visão Zero”
O PMUS de Lisboa tem em conta as 3 funções desempenhadas pela cidade:
Integrada nas Redes Transeuropeias de Transporte Lisboa (RTE-T), Lisboa desempenha um papel fundamental no corredor Atlântico, reforçando a sua posição como ponto-chave da mobilidade europeia.
Como coração da Área Metropolitana e capital do país, é necessário compreender os principais movimentos metropolitanos de/para a cidade para que o plano apresente soluções de acessibilidade, incentivando opções de transporte mais sustentáveis.
Com uma mobilidade interna muito dinâmica e diversificada, Lisboa aposta num modelo urbano que valoriza tanto o transporte coletivo quanto soluções inovadoras de mobilidade partilhada.