Cultura
Educação

IV Encontro de Arqueologia revela vestígios arqueológicos em Lisboa com 11 500 anos

O Teatro Aberto recebeu o IV Encontro de Arqueologia de Lisboa, organizado pelo Centro de Arqueologia de Lisboa (CAL). Durante o evento, foram apresentados achados pré-históricos de há aproximadamente 11 500 anos, recolhidos no espaço da antiga Feira Popular.


As escavações arqueológicas permitiram reunir cerca de 11 mil artefactos, numa área de quatro hectares, possivelmente datados dos anos 9 500/9 000 a.C., época do Mesolítico.

Entre os vestígios encontrados, foram identificados indícios de veados, cavalos e corsos. A análise de carvões vegetais indicou a predominância das espécies de freixo e carvalho/azinheira na região, proporcionando um vislumbre de como seria Lisboa há aproximadamente 11 500 anos.

O encontro reuniu especialistas e público em geral, na partilha de conhecimentos e descobertas arqueológicas, a partir da análise do subsolo de Lisboa, que potenciam o entendimento da evolução urbana da cidade.

Diogo Moura, vereador da Cultura, presente no encontro, destacou a importância do CAL na disseminação do conhecimento histórico: “O CAL não é passado, é presente e, certamente, futuro”.

As escavações arqueológicas no subsolo da cidade, realizadas antes de grandes obras, têm sido fundamentais para desvendar a história de Lisboa. À medida que a profundidade aumenta, a viagem no tempo aprofunda-se, fornecendo pistas valiosas sobre a região ao longo dos séculos.