Skip to main content Skip to page footer
Economia

Abriu em Alvalade o Web3 Hub dedicado a tecnologias emergentes

Coordenado pela Unicorn Factory, o espaço inaugurado a 17 de maio vai “promover o crescimento económico e criar mais e melhores oportunidades de emprego em Lisboa”, em três edifícios, já em funcionamento, com capacidade para 450 pessoas.


Inaugurados durante a semana do empreendedorismo, os espaços Poolside (300 pessoas), Sítio (100 pessoas), e Kube (50 pessoas), são os novos edifícios de cowork e escritórios, num raio de 50 metros dentro do bairro de Alvalade, seguindo a estratégia de criação de novos innovation districts.

Na apresentação, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) lembrou aos empresários e inovadores o seu papel na descentralização da web, e deixou um apelo para “darem de volta à sociedade”, numa referência às pessoas mais desfavorecidas, em situação de sem-abrigo.

Os hubs especializados “têm como objetivo agregar talento, startups, investidores, empresas e o mundo académico”, permitindo a Lisboa “ganhar escala a nível europeu, e assim reforçar a competitividade internacional da cidade na inovação”, afirmou Gil Azevedo, diretor da Fábrica dos Unicórnios de Lisboa. Depois de um gaming hub, este é o segundo hub especializado na cidade.

O programa da CML atraiu 54 novos centros tecnológicos para a cidade, de 23 países, e anunciou a criação de mais de 10 000 postos de trabalho. Foi responsável pelo lançamento de 13 programas de incubação e aceleração, triplicou o número de startups incubadas e posicionou a cidade em áreas como o gaming, a saúde digital ou a web3.