Direitos Sociais

Abriu o novo Centro de Saúde de Benfica

A Unidade de Saúde Familiar Fonte Nova, em Benfica, foi inaugurada a 8 de março. Vai servir mais de 30 mil utentes, num investimento superior a 3 milhões de euros.


Na abertura, Carlos Moedas deu conta dos números recentes do Plano de Saúde 65 +: são já 10 mil inscritos. A partir de hoje, os beneficiários do Complemento Solidário de Idosos, "passam a poder usufruir de consultas de oftalmologia e óculos gratuitos”, assinalou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Este ano, revelou, o município aumentou em 50% o investimento na saúde e nos centros de saúde. São 10,5 milhões de euros, num “esforço” municipal que vai “complementar o Serviço Nacional de Saúde”.

Unidade de Saúde Familiar tem uma área bruta de cerca de 1 700 m2 

Concentra duas Unidades de Saúde Familiar: USF Rodrigues Miguéis e USF Monsanto, e ainda uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, e uma Unidade de Cuidados na Comunidade, que aumentam a oferta existente ao nível da promoção da saúde, prevenção da doença e prestação de serviços especializados adequados às necessidades da população, como sejam consultas de Nutrição, Psicologia, Saúde Oral, Terapia da Fala, entre outras.

A inauguração contou com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e do presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques.