Ambiente

“Águas do Tejo Atlântico” distinguida pela inovação na gestão de água

A empresa Águas do Tejo Atlântico (AdTA) foi distinguida com a medalha de prata nos "IWA Project Innovation Awards" com o projeto "O Caminho Linear para a Circularidade!”, destinado a transformar águas residuais em recursos valiosos.


O prémio – na categoria “Tecnologia e Infraestruturas de Água Inovadora”, anunciado em Toronto, Canadá, a 13 de agosto –, destaca também as práticas adotadas pela AdTA, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, na reutilização de água no âmbito do projeto "Água+".

Exemplo desta colaboração é o uso de água reciclada no Parque Tejo, onde as águas tratadas estão a ser aplicadas na rega de espaços verdes, substituindo a água potável. Durante cerca de dois anos, o Parque Tejo, local da Jornada Mundial da Juventude, foi regado com água reutilizada, economizando 578 400 m3 de água potável.

Desde 2017, a empresa trabalha para “alcançar a circularidade da água”, incluindo a alteração do nome de ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) para “Fábrica de Água”, a criação da marca “Água+”, para promover o uso urbano, agrícola e industrial da água reciclada não potável.

Com o projeto, a cidade de Lisboa deverá "poupar cerca de três milhões de m3 de água potável até 2025, cerca de 75% do consumo atual", de acordo com o Plano Estratégico de Reutilização de Água de Lisboa.