Segurança

Alunos da Escola Básica e Secundária Gil Vicente participam em simulacro de sismo e incêndio

Integrado no programa municipal Autoproteção na Escola, realizou-se esta manhã, 29 de maio, na Escola Básica e Secundária Gil Vicente, um simulacro para sismo, seguido incêndio, com a participação do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSB) e Serviço Municipal de Proteção Civil.


O exercício, que envolveu a evacuação do estabelecimento e o resgate de dois alunos com recurso a um Veículo Escada do RSB, marcou o encerramento do ano letivo 2023/24 do Programa Municipal Autoproteção na Escola. Uma iniciativa que visa testar os planos de emergência das escolas e capacitar alunos, docentes e não docentes, para uma reação adequada em situação de emergência. 

São três as fases que compõem o programa Autoproteção na Escola : avaliação do estado de implementação das medidas de autoproteção; reunião de preparação do simulacro e o respetivo simulacro. 

Desenvolvido pelo Departamento de Educação, este programa organizou no ano letivo 2023/2024, nas escolas públicas do município, 108 simulacros para um universo de 37 mil alunos.