Educação

Área da Educação em Lisboa recebe mais de 200 novos trabalhadores

Na receção destes profissionais, a 8 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, sublinhou o sentimento de pertença à função pública, que considerou "uma verdadeira missão".


"Vocês são a educação dos nossos filhos e filhas. Todos os dias transmitem valores e conhecimento aos jovens lisboetas", começou por dizer Carlos Moedas, aos assistentes técnicos e operacionais de educação e professores presentes.

Numa cerimónia que contou com a presença de representantes das estruturas sindicais, o autarca enalteceu o seu “importante papel na democracia”, sem esquecer o “compromisso" dos profissionais da área da Educação na "formação das novas gerações”.

Na sala de visitas de Lisboa, foram relembradas figuras históricas retratadas nas imponentes paredes, como Pedro Nunes, “um dos maiores matemáticos de todos os tempos”, além de outras ligadas à Educação. 

Em toda a decoração pictórica sobressaem ainda os elementos que se repetem ritmicamente, integrando brasões das cidades de Portugal interligados por sereias ornamentadas os quais ladeiam medalhões evocativos de personalidades históricas tais como Gil Vicente (ourives, "pai" do Teatro Português), Pedro Nunes (matemático ilustre - séc. XVI), Damião de Góis (humanista e diplomata, cronista do Rei D. Manuel - séc. XVI), Francisco d'Holanda (estudioso da Estética Clássica e da Pintura Antiga - séc. XVI), Padre António Vieira (diplomata e figura eminente da oratória sagrada - séc. XVI), Visconde de Almeida Garrett (escritor romântico e fundador do edifício Teatro Nacional - séc. XIX), entre outros, de autoria de Malhoa de António Nunes Júnior.

No final da cerimónia o presidente sublinhou o sentimento de pertença à função pública: “Ser funcionário público não é apenas um emprego ou uma profissão, é uma verdadeira missão".