Atletas paralímpicos e surdolímpicos homenageados no Dia do Desporto Inclusivo
O objetivo do encontro foi “destacar a importância da inclusão no desporto” e homenagear os atletas que representaram Portugal, este ano, nos Jogos Paralímpicos de Paris, e no Projeto Surdolímpico.
No evento foi prestada homenagem aos atletas paralímpicos e surdolímpicos dos clubes da cidade de Lisboa, entre eles Cristina Gonçalves e Miguel Vieira, e entregues Prismas de Reconhecimento a representantes de vários clubes lisboetas.
Ângelo Pereira, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, sublinhou a importância dos homenageados para a comunidade desportiva. "Vocês são um exemplo e nunca duvidem disso. Representam o que muitos desejam ser: grandes atletas", afirmou, reforçando o papel fundamental dos clubes e associações na promoção do desporto inclusivo.
Durante a manhã, foram experimentadas várias modalidades desportivas adaptadas, como atletismo, boccia, ciclismo, dança, futebol em cadeira de rodas, goalball, judo, polybat e remo, em colaboração com associações e clubes especializados. Uma dinâmica de dança, promovida pelo Ginásio Clube Português, encerrou o evento.
A Semana Europeia do Desporto decorre até 29 de setembro, com iniciativas de promoção da atividade física para todos.