Segurança

Aviso amarelo: tempo quente em Lisboa

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a persistência de valores elevados da temperatura máxima, de 29 a 31 de julho, com perigo de incêndio rural elevado até 30 de julho.


O aviso amarelo de tempo quente foi emitido pelo IPMA para o distrito de Lisboa, entre as 9 horas de dia 29, e as 6 horas de dia 31, e poderá prolongar-se até ao final do mês de julho.

A ocorrência de tempo quente poderá provocar: perigo direto para a saúde; risco direto para a população mais vulnerável (crianças nos primeiros anos de vida, idosos, portadores de doenças crónicas, pessoas com obesidade e imunodeprimidos, portadores de deficiência física ou psíquica com mobilidade limitada ou acamados, doentes medicados, pessoas isoladas, sem-abrigo ou a viver em habitações degradas e turistas); aumento do risco de incêndio rural.

Para atenuar os efeitos do calor, hidrate-se regularmente, evite o consumo de bebidas alcoólicas, faça refeições frias, leves e coma mais frequentemente. Deve, ainda, evitar a exposição direta ao sol, especialmente nas horas de maior calor, e usar roupas mais largas, frescas e leves.