Aviso amarelo: tempo quente em Lisboa
O aviso amarelo de tempo quente foi emitido pelo IPMA para o distrito de Lisboa, entre as 9 horas de dia 17, e as 18 horas de dia 18 de setembro.
O perigo de Incêndio Rural é moderado até dia 17, passando a elevado nos dias 18 e 19 de setembro.
A ocorrência de tempo quente poderá provocar: perigo direto para a saúde; risco direto para a população mais vulnerável (crianças nos primeiros anos de vida, idosos, portadores de doenças crónicas, pessoas com obesidade e imunodeprimidos, portadores de deficiência física ou psíquica com mobilidade limitada ou acamados, doentes medicados, pessoas isoladas, sem-abrigo ou a viver em habitações degradas e turistas); aumento do risco de incêndio rural.
Para atenuar os efeitos do calor, hidrate-se regularmente, evite o consumo de bebidas alcoólicas, faça refeições frias, leves e coma mais frequentemente. Deve, ainda, evitar a exposição direta ao sol, especialmente nas horas de maior calor, e usar roupas mais largas, frescas e leves.
Portugal continental enfrenta, até ao fim de semana, 20 e 21 de setembro, um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar, com a região de Lisboa a registar valores classificados como “Fraca Qualidade do Ar”.
A principal causa, informa a Direção-Geral da Saúde (DGS), é o aumento das partículas em suspensão, resultantes do transporte de poeiras provenientes do Norte de África.
A DGS recomenda:
- Evite esforços físicos prolongados ao ar livre;
- Evite o fumo de tabaco e contacto com produtos irritantes;
- Mantenha-se, sempre que possível, no interior de edifícios, preferencialmente com janelas fechadas;
- Em caso de agravamento de sintomas, contacte a Linha Saúde 24 – 808 24 24 24, ou dirija-se a um serviço de saúde.
Notícia atualizada às 19h45 de 17 de setembro, com informação sobre a “Fraca Qualidade do Ar em Lisboa”.