"Bauhaus of the Seas Sails" celebra Dia Mundial dos Oceanos
Em Marvila, o Parque Ribeirinho Oriente foi o local escolhido para a apresentação destes dois projetos que estão ancorados na investigação centrada no Mar da Palha - Estuário do Tejo, o ponto de partida do projeto Bauhaus of the Seas Sails em Lisboa.
Para celebrar a relação de Lisboa com o rio, foram realizados workshops, onde os participantes aprenderam a criar biomateriais recorrendo a matérias-primas biodegradáveis como alginato e reutilizando conchas de ostras, numa exploração de alternativas ecológicas aos plásticos tradicionais.
Aprenderam ainda a confecionar uma caldeirada com o Tejo à mesa e a realizar fotografia viva lenta, efémera e comestível a partir de suportes fotossensíveis que resultam da combinação de ágar-ágar com corantes naturais.
O Bauhaus of the Seas Sails é um dos seis primeiros Lighthouse Demonstrators da iniciativa Nova Bauhaus Europeia, promovida desde 2020 pela Comissão Europeia para acelerar a implementação do Pacto Verde. O consórcio europeu inclui municípios, universidades e instituições culturais de cidades europeias: Roterdão, Malmo, Veneza, Génova e Hamburgo. A participação portuguesa é assegurada pelos Municípios de Lisboa e Oeiras, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto Superior Técnico.