Ambiente
Educação

Beato BioBus sensibiliza alunos para reciclagem de óleo alimentar usado

Sensibilizar os mais novos e as famílias para a reciclagem de óleos alimentares usados, é o objetivo do concurso escolar "Beato BioBus". A 2ª edição foi apresentada a 23 de janeiro, na Escola Básica João dos Santos, e conta com mais de 4 500 alunos de 15 escolas públicas. No final, ganha a escola que tiver recolhido mais óleo alimentar.


Em cada escola, a PRIO instalou um oleão e distribuiu garrafas (mini-oleões) pela comunidade escolar, para facilitar o processo de armazenamento e transporte até à escola. O convite à comunidade escolar das freguesias de Beato e Marvila pretende demonstrar que os óleos alimentares, quando corretamente reciclados, podem ser transformados em energia limpa, em biocombustíveis, promovendo uma inovação na mobilidade e setor dos transportes, com a criação de uma carreira movida a zero diesel

No lançamento da 2ª edição, a vereadora da Educação, Sofia Athayde, acompanhada do presidente da Junta de Freguesia de Marvila, José António Videira e dos representantes das instituições parceiras, alertou os mais novos para a importância da reciclagem: “é muito importante para o nosso país, para a nossa cidade e, acima de tudo, para o nosso planeta".

O projeto foi lançado em 2021, numa parceria entre a Startup Lisboa, Lisboa E-Nova, a PRIO e a Carris, em articulação com a Câmara Municipal de Lisboa. Na 1ª edição, com a participação de cerca de 1 600 alunos, foram recolhidos 1 264 litros de óleo alimentar usado.