Skip to main content Skip to page footer
Mobilidade

Bicicletas Gira grátis em Lisboa com Navegante

A integração dos serviços começou a 26 de maio, para residentes em Lisboa portadores do passe Navegante, e é uma das medidas municipais de combate à inflação. Também hoje, abriram seis estações GIRA em: Benfica; Carnide; Lumiar; Sete Rios; Doca da Marinha e Ribeira das Naus.


Para aceder ao serviço, precisa de ter "uma conta na app GIRA e associar o número do cartão Navegante com passe mensal ativo", informa a EMEL, empresa responsável pela rede.

A integração agora conseguida, é “um passo na descarbonização”. Há “poucas cidades na Europa”, afirmou Carlos Moedas, “em que as bicicletas da cidade sejam gratuitas”, sublinhando que Lisboa “tem de ser uma cidade neutral em carbono até 2030”.

O caminho da “luta climática”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, “passa pelas pessoas sentirem que essa luta também lhes traz benefícios”.

Lisboa tem agora 146 estações, para estacionamento das 1 600 bicicletas da rede, a maioria elétricas. Em 2022, realizaram-se 2,6 milhões de viagens. Em 2023, até maio, o número de viagens é já 1,5 milhões, sendo o recorde diário atingido a 3 de maio: 12 500 viagens.

Saiba onde estão as novas estações GIRA:

  • Rua Tenente-Coronel Ribeiro dos Reis / Rua Conde de Almoster
  • Rua Guiomar Torresão / Metro de Carnide
  • Rua Professor Carlos Teixeira / Rua Professor Simões Raposo
  • Av. Columbano Bordalo Pinheiro / Rua de Campolide
  • Doca da Marinha
  • Ribeira das Naus