Segurança

Bombeiros homenageados no 36º aniversário do incêndio do Chiado

O Dia Municipal do Bombeiro foi hoje assinalado na Rua do Carmo, onde, na madrugada de 25 de agosto de 1988, deflagrou o grande incêndio do Chiado.


Em jeito de homenagem, foi depositada uma coroa de flores em memória dos que combateram e dos que faleceram em 1988, na sequência do incêndio que destruiu o coração da cidade.

"Hoje celebramos a bravura, o serviço ao outro, a entrega e, por que não dizê-lo, o amor que todos vós põem ao serviço de todos nós", agradeceu Joana Oliveira Costa, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, a todos os bombeiros presentes, profissionais e voluntários.

"Este dia é certo que ganhou um lugar na memória coletiva da cidade, como uma das piores catástrofes que assolaram Lisboa", salientou ainda.

 A cerimónia finalizou com uma exposição no local, composta por um veículo de socorro e assistência técnica destinado à abordagem de acidentes com vítimas encarceradas e dois veículos motorizados de operações específicas, afetos às equipas de respostas rápida em motociclo, cuja missão é o patrulhamento, prevenção e resposta imediata às ocorrências.