Segurança

Bruxelas inspira-se no modelo de policiamento de Lisboa

A Polícia de Bruxelas esteve em Lisboa, dias 8 e 9 de abril, para conhecer, no terreno, como funciona o modelo de Policiamento Comunitário da Polícia Municipal de Lisboa (PML).


A delegação da Polícia de Bruxelas, constituída por dois agentes da Politie Brusselles Capitale Ixelles, acompanhou as equipas da PML afetas ao policiamento na Alta de Lisboa, um dos catorze territórios da cidade que já acolhe este policiamento de proximidade, preventivo e proativo, orientado para a resolução conjunta de problemas de segurança na comunidade. O objetivo da visita, que decorreu no âmbito do projeto KOBAN – Future Capabilities for Community Policing, é replicar as melhores práticas de segurança urbana inerentes a este modelo de policiamento, que expande o papel tradicional da polícia, em articulação com os parceiros locais. 

No período em que estiveram em Lisboa, os agentes belgas tiveram a oportunidade de conhecer de perto o modelo português de policiamento comunitário, visitar os equipamentos da PML, acompanhar patrulhas no terreno e, ainda, participar no projeto de prevenção juvenil JDL – Youth Design Lisbon.

Este intercâmbio visou, sobretudo, a partilha de boas práticas e experiências que contribuam para o desenvolvimento de estratégias eficazes na atuação policial, centradas na proximidade com as comunidades, bem como fortalecer as relações e a colaboração entre forças de segurança europeias, promovendo o trabalho conjunto para melhorar a segurança e o bem-estar das comunidades.

Atualmente, o Policiamento Comunitário da PML está em 14 territórios de Lisboa: Alta de Lisboa, Ameixoeira-Galinheiras, Alto da Ajuda, Alvalade-Guerra Junqueiro, Bairro Padre Cruz, Bairro Alfredo Bensaúde, Bairro do Condado, Mouraria, Baixa Chiado- Misericórdia, Benfica, Picheleira, Bairros da Liberdade e Serafina, Bairro de Santos-Rego, Av. da Liberdade e Bairro da Quinta do Lavrado. 

O Policiamento Comunitário da PML visa cidades mais seguras, mais inclusivas, com maior participação dos cidadãos e com maior qualidade de vida.