Cultura

“Calçada Artística de Lisboa”: roteiros para conhecer e valorizar a calçada

Da autoria de António Miranda, o livro “Calçada Artística de Lisboa” oferece cinco roteiros para conhecer e valorizar a calçada e, simultaneamente, presta homenagem aos artistas que preservam um dos símbolos de Lisboa. A "Arte e Saber-Fazer da Calçada Portuguesa", está, desde 2021, inscrita no Inventário Nacional de Património Cultural.


Na apresentação da obra, na Associação de Turismo de Lisboa, a 24 de julho, Carlos Moedas realçou o caráter “único” da Calçada Artística de Lisboa, representado neste livro: “Lisboa tem algo que é único que é a calçada. Eu penso que é único, que este livro representa esta história, a história destas visões”. 

A arte da calçada “representa o melhor que nós temos. E esse melhor é a atenção ao detalhe, que é parte da nossa identidade. E a calçada é exatamente isso. É a atenção ao mínimo detalhe”, acrescentou.

“O trabalho que estão a fazer para que a calçada seja património mundial, é um trabalho que tem todo o meu apoio pessoal”, assegurou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, numa alusão ao trabalho desenvolvido pela Associação da Calçada Portuguesa, na presença do secretário-geral, António Prôa, e da sua presidente, e vereadora, Filipa Roseta.

O roteiro agora apresentado, "surgiu para dar a conhecer e divulgar a arte da calçada artística portuguesa e parte do rico património que existe na cidade onde nasceu e se desenvolveu, e que preserva, e onde se continua a produzir, uma quantidade de exemplares excecionais”.