Cultura

Câmara de Lisboa aprova programa “Um Teatro em Cada Bairro”

A proposta 561/2023, subscrita pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e o vereador da Cultura, Diogo Moura, para o programa “Um Teatro em Cada Bairro” foi aprovada, a 26 de setembro, por unanimidade, em reunião de câmara.


“Um Teatro em Cada Bairro” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa para a Cultura, inscrita nas Grandes Opções do Plano. A sua missão, é a oferta descentralizada de propostas culturais aos munícipes, construída com o envolvimento das comunidades e agentes locais e promovendo uma cultura de proximidade.

O programa, hoje aprovado, pretende constituir-se como um roteiro para a criação ou inclusão de novos espaços nesta rede, através da gestão direta municipal ou da gestão partilhada com as freguesias de Lisboa, e com as entidades culturais da cidade.

"O programa Um Teatro em Cada Bairro reflete a visão que tenho para Lisboa: a de uma cidade com a Cultura no centro. Uma cidade em que a Cultura é descentralizada, próxima de todas as comunidades e acessível a cada uma delas. Em que a Cultura é aberta ao usufruto de todos e está viva e renovada", afirma o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

“Um Teatro em cada Bairro”, salienta o vereador da Cultura, Diogo Moura, é um exemplo inspirador de como a cultura pode unir comunidades, criando espaços e oportunidades para que as pessoas participem ativamente na criação e fruição artística, fortalecendo laços sociais e promovendo a inclusão e a participação da comunidade. Também se pretende com isto democratizar o acesso à cultura através da produção cultural local, dando voz a talentos locais emergentes e promovendo narrativas inovadoras" acrescenta Diogo Moura.

O Espaço Avenidas foi o primeiro a abrir, seguindo-se a Quinta Alegre, o Cine-teatro Turim e a Casa do Jardim da Estrela. Os próximos equipamentos a integrar esta rede, ainda este ano, serão a Boutique da Cultura e os Coruchéus.