Cultura

Câmara Municipal de Lisboa lamenta a morte de José Pinho

José Duarte de Almeida Pinho, nasceu em 1953, numa aldeia do concelho de São Pedro do Sul. Morreu hoje, 30 de maio, com 69 anos, em Lisboa. A Câmara Municipal de Lisboa lamenta profundamente a sua morte e envia à família e amigos sentidas condolências.


No papel de livreiro e editor, foi, em 1999, cofundador, acionista maioritário e presidente do conselho de administração da Ler Devagar, projeto que teve início no Bairro Alto e que, durante os últimos 20 anos, se instalou em seis espaços na cidade de Lisboa.

Enquanto criador e coordenador de Festivais Literários de dimensão e abrangência nacional, José Pinho foi responsável pelo FOLIO Festival Literário Internacional de Óbidos, pelo Festival Literário Latitudes: Viagens e Viajantes, e pelo Festival Lisboa Cinco L.

A 8 de maio foi homenageado na Câmara Municipal de Lisboa, com a Medalha de Mérito Cultural. Um reconhecimento pela sua dedicação, durante mais de duas décadas, a estimular e inovar a democratização do acesso à cultura e a formação de públicos, com enfoque na promoção do livro, da leitura, da língua portuguesa e da criação artística.