Cidadania
Cultura

Medalha de Mérito Cultural atribuída a José Pinho

O editor e livreiro José Pinho foi homenageado a 8 de maio pela Câmara Municipal de Lisboa com a Medalha Municipal de Mérito Cultural.


José Duarte de Almeida Pinho, é uma personalidade incontornável da Cultura, do país e da cidade de Lisboa. Na reunião de Câmara de 3 de maio, o executivo aprovou por unanimidade a proposta 205/2023 de atribuição de Medalha Municipal de Mérito Cultural ao editor e livreiro José Pinho.

Enquanto criador e coordenador de Festivais Literários de dimensão e abrangência nacional foi e mantém-se como responsável pelo FOLIO Festival Literário Internacional de Óbidos, com sete edições, pelo Festival Literário Latitudes: Viagens e Viajantes, com quatro edições e pelo Festival Lisboa Cinco L, com três edições.

No papel de livreiro e editor, foi, em 1999, cofundador da Ler Devagar, projeto que teve início no Bairro Alto e que, durante os últimos 20 anos, se instalou em seis espaços na cidade de Lisboa. Fundou ainda a Ler Devagar Cinema, na Cinemateca Portuguesa e a Ler Devagar Artes, na Culturgest, entretanto encerradas.

Para o escritor, receber a medalha de Mérito Cultural “foi, como tantas outras coisas na sua vida, uma sucessão de inesperados” e reforçou que “não é apenas um reconhecimento do meu trabalho, mas das equipas com quem fui trabalhando. Não fiz nada sozinho”.

Nas suas livrarias, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, os portugueses "encontraram mais do que livros, encontraram verdadeiros espaços de cultura e liberdade", levando "mais longe a nossa literatura e os nossos escritores, a criatividade e o génio da Língua falada por 300 milhões de pessoas".

A Medalha Municipal de Mérito distingue as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos atos advenham assinaláveis benefícios para a cidade de Lisboa, melhoria nas condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros de notável importância que justifiquem este reconhecimento.