Cidadania
Município
Transparência

Câmara promove diálogo com as freguesias de Carnide e São Domingos de Benfica

Em mais uma reunião pública descentralizada, desta vez no Externato Marista, a Câmara Municipal de Lisboa quis ouvir “mais de perto” e ”dar respostas diretas" aos munícipes das duas freguesias da zona norte da cidade.


A Praça Humberto Delgado (Sete Rios), recentemente renovada, e a requalificação do Bairro Padre Cruz, estão entre as várias intervenções recentes da Câmara nas duas freguesias, que somam mais de 32 milhões de euros de investimento, começou por afirmar Carlos Moedas, sublinhando o “grande impacto” destas obras nos territórios.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Junta de Carnide assinaram hoje um protocolo para a transferência de 25 mil euros, por parte do município, informou o presidente da CML, que vai permitir a reabilitação do ringue desportivo junto à Rua Rui Mondego, em Carnide, em situação de abandono, como relatou um morador.

Em 2026, de acordo com informação divulgada na reunião, deverá estar concluído o processo de abertura de um quiosque na Praça de Espanha, neste momento já em fase de concurso. A abertura, afirmou um morador, “vai chamar mais pessoas à praça” e melhorar a perceção de segurança dos utilizadores. Também no próximo ano, informou o vereador da Mobilidade, Filipe Anacoreta Correia, está prevista uma ligação pedonal entre a Praça de Sete Rios e a estação rodoviária.

As obras reivindicadas pela presidente da associação de pais da Escola Delfim Santos, já identificadas pela autarquia, garantiu Sofia Athayde, vereadora da Educação, são urgentes e merecem da parte da CML toda a atenção. De acordo com a vereadora, será agendada uma reunião com os responsáveis da administração central, na sequência da transferência de competências para o município na área da Educação, nomeadamente as verbas para a requalificação do parque escolar.

Aos munícipes inscritos, a câmara assegurou o acompanhamento das soluções dos problemas identificados – algumas com responsabilidade partilhada com as juntas de freguesia –, centradas na mobilidade suave e acessibilidade pedonal, estacionamento, estações da rede Gira, ciclovias, medidas de acalmia de trânsito e segurança.

No encerramento da reunião, coube aos autarcas Fábio Sousa (Carnide), José da Câmara (São Domingos de Benfica), e aos vereadores das várias forças políticas, um comentário final sobre as preocupações dos residentes locais.

As reuniões públicas descentralizadas realizam-se mensalmente, em diferentes áreas da cidade, para audição dos munícipes, com inscrição limitada a 20 pessoas.