Skip to main content Skip to page footer
Cidadania
Município

Reunião pública dá voz a moradores de Carnide e São Domingos de Benfica

Na quinta reunião pública descentralizada deste ano, o executivo municipal de Lisboa deslocou-se à Escola Secundária Vergílio Ferreira, em Carnide, para ouvir os munícipes sobre assuntos locais de interesse coletivo e/ou público.


A “Associação Amigos da Luz” e a “Associação Nacional de Futebol de Rua”, abriram a reunião com a apresentação de um trabalho desenvolvido por jovens do Bairro Padre Cruz, em Carnide. A iniciativa integra o projeto Ícarus, orientado pela Polícia Municipal (PM), e permitiu identificar alguns problemas na comunidade, apresentando soluções que agora a autarquia vai acompanhar.

Ângelo Pereira, vereador da Segurança, Polícia Municipal e Desporto, manifestou disponibilidade da câmara para colaborar na execução dos projetos, nomeadamente a melhoria dos acessos ao pavilhão desportivo, a manutenção de um parque infantil local, ou a instalação de uma churrasqueira comunitária.

Em resposta à intervenção de um munícipe sobre o mau estado do piso da Estrada da Luz, Filipa Roseta, vereadora da Manutenção e Obras Municipais, afirmou que a empreitada vai ser lançada ainda este mês, para intervenção entre as Laranjeiras e a Segunda Circular. Em Sete Rios, disse ainda, a obra integrada no Programa “Uma Praça em cada Bairro" está em fase de conclusão, quer a nível subterrâneo, quer no espaço público.

800 910 211, é o número de telefone gratuito que pode ser usado para pedidos de recolha de monstros, ou outras intervenções na área da Higiene Urbana. A recolha é “quase imediata”, salientou Carlos Moedas, apelando, uma vez mais, ao seu uso, em resposta a uma questão sobre o controlo de pragas e abandono de lixo volumoso no espaço público.

A insegurança, associada ao encerramento da esquadra de Carnide, foi uma das preocupações deixadas pelos moradores, que se queixam de ver menos polícia na rua. Da parte da Câmara de Lisboa (CML), foi reiterado o compromisso de insistir com o governo na reabertura da esquadra, e pedir à Polícia de Segurança Pública o reforço do policiamento, afirmou Ângelo Pereira.

A CML, acrescentou Carlos Moedas, manifestou-se já contra o encerramento das esquadras e tem insistido com o governo para reforçar os efetivos policiais na cidade. Num encontro recente, no Porto, o autarca defendeu o reforço do número de agentes da PM em Lisboa de 400 para 600.

Inaugurada em 1972, a escola Delfim Santos tem mais de 50 anos e, de acordo com uma moradora local, funciona em condições deficientes. A necessidade de intervenção, já identificada pela autarquia, disse Filipa Roseta, aguarda o compromisso, por parte do governo, para assumir o pagamento das obras.

No centro histórico de Carnide, a concretização do parque de estacionamento na Azinhaga das Carmelitas, foi igualmente uma das medidas assumidas pela autarquia, satisfazendo um anseio antigo da junta de freguesia e da população.

Aos munícipes inscritos e aos presentes na sessão, a câmara assegurou o compromisso de acompanhamento das questões hoje relatadas, relacionadas sobretudo com higiene urbana, substituição de abrigos nas paragens de autocarros, estacionamento, ruído, mobilidade pedonal, e manutenção de espaços verdes.

No final, os presidentes das juntas de freguesia de São Domingos de Benfica, José da Câmara, e de Carnide, Fábio Sousa, e os vereadores das diversas forças políticas, pronunciaram-se sobre as questões colocadas pelo público.

Assista ao vídeo integral da reunião.