Direitos Sociais

Câmara sensibiliza trabalhadores e combate o estigma do VIH

No âmbito do programa Lisboa Sem Sida, o município de Lisboa realizou ações de sensibilização junto dos colaboradores municipais dos Espaços Verdes e Higiene Urbana, sobre estigma e discriminação associadas ao VIH.


A iniciativa, ministrada pelo Centro Antidiscriminação VIH SIDA (CAD), em articulação com os serviços municipais, contou com a participação de 120 funcionários, nas sessões realizadas a 21 de fevereiro e 12 de março.

Desenvolver uma maior consciência dos potenciais riscos do VIH inerentes à prática laboral e promover atitudes favoráveis à integração de pessoas que vivem com o vírus, foi o objetivo das sessões. Ana Duarte, da CAD, destacou a importância de fornecer informações precisas sobre o VIH, e explicou como prevenir e agir em caso de maior risco, melhorando e atualizando o conhecimento sobre estas infeções.

Até 2030, afirmou Maria José Rafael, da Divisão para a Participação e Cidadania, éobjetivo da autarquia que 95% das pessoas com VIH conheçam a sua condição e tenham acesso a tratamento. O compromisso da cidade, acrescentou, é acabar com a discriminação.