Carla Salsinha renova mandato na presidência da UACS
Carla Salsinha, a primeira mulher a liderar esta associação – cujas origens remontam à fundação da Casa dos Vinte e Quatro, em 1383 –, tomou posse esta tarde como presidente reeleita da Direção da União de Associações do Comércio e Serviços (UACS) para o mandato de 2026-2029.
A escolha do Salão Nobre dos Paços do Concelho para a tomada de posse, traduz o “agradecimento” e o “respeito” a uma instituição centenária que representa Lisboa, frisou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML). “Eu olho para as empresas e para os comerciantes com respeito, com humildade e sobretudo com agradecimento por aquilo que vocês fazem todos os dias. São as 140 mil empresas de Lisboa que criam emprego em Lisboa”.
A CML, afirmou, quer “estar mais presente” no apoio ao comércio, através do reforço do efetivo policial, mas também em medidas já em prática, como a requalificação dos mercados municipais, a redução da burocracia, ou a expansão do programa Comércio +.
O fim do licenciamento zero, cuja moção já havia sido aprovada em 2025 pela CML, foi outra medida destacada pelo autarca, para “salvaguardar o nosso comércio, a nossa alma e a nossa identidade”. A rua da Prata, lembrou, tem 17 lojas de souvenirs. Umas atrás das outras".
Mobilidade, Segurança, Higiene Urbana e Venda Ambulante, dominaram a intervenção de Carla Salsinha na tomada de posse.
Lisboa é atualmente “uma cidade de referência, não só para a entrada do turismo em Portugal, mas também para o mundo”, sublinhou. Mas, acrescentou, isto “implica que temos desafios enormes pela frente e estes desafios têm de ser sempre levados a cabo não só com a Câmara Municipal, com as freguesias, com o Governo Central, mas também numa envolvência completa entre cidadãos, empresários, empresas”.