Ambiente
Mobilidade

Carlos Moedas elogia escolha de Alcochete para o novo aeroporto

A decisão é “fundamental para o futuro do país”, afirmou hoje o presidente da Câmara Municipal de Lisboa. “O governo decidiu bem sobre a localização”, disse Carlos Moedas aos jornalistas, no dia seguinte ao anúncio de construção do aeroporto, no Campo de Tiro de Alcochete.


Aos jornalistas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o autarca salientou que esta é "a melhor solução para o futuro de Lisboa”, saudando a decisão ”rápida” por parte do governo.

O atual aeroporto Humberto Delgado, afirmou, está “congestionado” desde há vários anos, situação que Carlos Moedas vê como negativa quer para o ambiente quer para a sustentabilidade. As obras na Portela, também previstas pelo executivo, permitirão descongestionar um aeroporto com uma utilização acima da sua capacidade, acrescentou.

Além da escolha do local do futuro aeroporto “Luis de Camões”, Carlos Moedas manifestou ainda a sua satisfação pela ligação de alta velocidade entre Lisboa e Madrid ontem anunciada.

O primeiro-ministro, Luis Montenegro, comunicou ontem ao país que o futuro aeroporto de Lisboa será construído nos terrenos no Campo de Tiro de Alcochete. A partir de 2034, data prevista para entrada em funcionamento, deverá começar a ser desmantelado o atual aeroporto Humberto Delgado.